Durante a I/O 2018, a Google fez uma demonstração surpreendente no palco da keynote inicial da feira. A empresa mostrou como o Google Assistente consegue fingir ser uma pessoa de verdade ao telefone para marcar um horário no cabeleireiro ou reservar uma mesa em um restaurante. Nas conversas gravadas com duas atendentes, o Assistente não dá qualquer indicação de que seja um “robô”, e as interlocutoras não parecem perceber que não estão falando com um humano. A Google, contudo, ainda não decidiu se vai deixar as coisas funcionarem dessa forma.
Se você atende o telefone e alguém diz que é um robô da Google falando, você desliga?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Se você atende o telefone e alguém diz que é um robô da Google falando, você desliga?”, disse Lilian Rincón à Folha de S. Paulo. “Isso é algo que ainda temos que decidir, mas sempre vamos dizer que é o assistente de alguém”.
O que Rincón quer destacar aqui são as implicações éticas de “enganar” uma pessoa do outro lado da linha com um robô que consegue essencialmente imitar um humano com maestria em algumas situações. O robô consegue até fazer “uhumm” durante as chamadas.
Seja como for, essa função ainda não tem data para entrar em operação comercial. Por isso, a empresa ainda tem tempo para decidir como proceder a esse respeito. Mas, segundo a Google, o Assistente só vai usar essa sua função “Google Duplex” para ligar para estabelecimentos a fim de marcar horários ou reservar mesas quando o lugar não tiver uma possibilidade de agendamento online.
O robô sempre dirá que está marcando alguma coisa para outra pessoa, nunca fingindo ser o usuário
Fora isso, o robô sempre dirá que está marcando alguma coisa para outra pessoa, nunca fingindo ser o usuário. As chamadas ainda serão feitas através de um telefone da Google em vez de usar a linha da pessoa que solicitou o agendamento.
O Duplex também servirá para atualizar informações no Google Maps. Em uma situação em que várias pessoas desejam saber se uma loja ou supermercado ficará aberto durante um feriado, por exemplo, o Assistente fará uma ligação para o lugar uma única vez e colocará a informação do horário de funcionamento especial no Maps para todos os usuários verem.
Fontes