A Google apresenta hoje (8) as principais novidades sobre a próxima versão do seu sistema mobile, o Android P. Contudo, um vazamento antecipa basicamente tudo a respeito da atualização, mostrando telas, transações, novos visuais e até mesmo um vídeo com tudo na ativa.
O vazamento veio a partir de um sujeito chamado Gabriel Bryne, que postou uma série de informações na comunidade do Android Beta Program no Google+. A localização das postagens indica que ele é das Filipinas, mas vale lembrar também que uma simples VPN é capaz de mudar a localização do IP original, o que provavelmente aconteceu.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Enfim, sobre o Android P, Bryne publicou capturas de tela do que seria a versão Beta do sistema, destacando todo o aspecto visual da plataforma — mais especificamente, a versão Developer Preview 2. Novos detalhes gráficos e alguns recursos, como o sistema de gestos, também foram destacados no vazamento.
Gestos e silenciar
Segundo as informações vazadas pelo desenvolvedor, o novo Android terá suporte para navegação por gestos com a possibilidade de alternar entre aplicativos arrastando o dedo debaixo para cima sobre a tela, por exemplo.
Silenciar o aparelho poderá ser feito de uma nova forma: além de acessar as configurações do dispositivo, basta pressionar simultaneamente botões de aumentar o volume e o de delisgar na lateral dos smartphones.
Navegação entre apps na horizontal
Fica claro, também, que a navegação entre as telas de apps abertos se dará na horizontal no Android P (até o Android Oreo, isso acontecia na vertical), o que amplia o campo de visão sobre cada janela. Além disso, é possível notar uma barra de rolagem na base da tela para navegar entre os aplicativos abertos no sistema.
Bateria adaptativa
O Android P terá uma função para melhor controle do uso da bateria por aplicativos não utilizados com frequência. “Para ampliar a duração da bateria, a Bateria Adaptativa limita a bateria para aplicativos usados com pouca frequência. O seu telefone aprenderá como utilizar esses apps ao longo do tempo”, registram as instruções do sistema.
Mais botões e novo visual
Segundo Bryne, o Android P contará com um menu de desligamento, digamos assim. Por meio dele, é possível desligar ou reiniciar o aparelho, além de realizar uma captura de tela (provavelmente isso funcionará como alternativa para o método tradicional de usar dois botões do dispositivo).
Além disso, o sistema terá um novo visual no menu de configurações.
Cores e visual
Outro detalhe gráfico revelado por Bryne é a possibilidade de usar cores adaptativas ou uma cor fixa. No primeiro caso, a barra de notificações e a dos botões virtuais na base da tela mudam de cor conforme a tonalidade do aplicativo utilizado no momento; no segundo, a cor é fixa e é definida pelo próprio usuário.
Será tudo verdade? A Google I/O começa às 14h de hoje e o TecMundo cobre tudo ao vivo, então, falta pouco para saber tudo a respeito do novo Android P.
Fontes
Categorias