Quando foi lançada em setembro do ano passado, a nova App Store, redesenhada para a chegada do iOS 11, tinha como maior foco oferecer mais visibilidade para os desenvolvedores, assim como a descoberta de opções. De acordo com um estudo da firma de tecnologia Sensor Tower, a proposta parece ter dado certo: houve alta de até 800% em downloads de softwares em destaque.
A pesquisa foi realizada de setembro de 2017, quando houve o realinhamento da loja virtual da Maçã, até esta semana. Durante esse tempo iPhones estadunidenses baixaram 802% a mais as opções presentes na seção “Game of the Day” (“Jogo do Dia”), em comparação com uma semana antes do início do estudo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Já “App of the Day” exibiu crescimento de 685% e o cantinho do “App Store Stories” subiu 222%. Veja abaixo:
Nova loja favorece grandes nomes
O Sensor Tower afirma que, comparada à Play Store, a nova App Store tem conseguido mais impacto em seu apps em destaque. Isso porque a loja da Apple tem se tornado muito mais uma publicação com curadoria de aplicativos do que um marketplace.
Quem mais se beneficia desse modelo são os grandes estúdios e empresas, como Electronic Arts, Warner Bros., Square Enix, Gameloft e outras companhias que possuem múltiplos apps, anúncios e atualizações — o que naturalmente chama a atenção dos consumidores. E a Apple também se dá bem com isso, claro, porque assim sua receita sobe consideravelmente, não somente com publicidade, mas com vendas embutidas, assinaturas e downloads pagos.
Uma parte considerável, mas ainda pequena, de programadores considerados pequenos, com menos de 10 mil downloads, também vem recebendo atenção. A expectativa é de que, em breve, a Maçã também passe a olhar com mais carinho para os indies.
Fontes