A Google anunciou hoje (17) que o WebView, aquele navegador que abre páginas da web mais simplistas dentro de apps do Android, agora vai contar com o que a Google chama de Safe Browsing. Esse recurso já existe no Chrome há anos e serve para evitar que usuários acessem páginas infectadas com algum tipo de malware ou que acabem sendo levadas a algum tipo de site de phishing. Os servidores da Google vão então analisar cada URL, bem como o conteúdo da página, antes dela ser carregada no celular do usuário.
Caso uma página perigosa tente ser acessada, o usuário verá uma tela vermelha, bem ao estilo Google Chrome, com uma pequena explicação e um botão “De volta à segurança”. Sites que conhecidamente aplicam golpes pela internet serão sumariamente bloqueados no WebView.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa novidade será disseminada em larga escala pela Google no WebView 66, que será distribuído através da Play Store junto com o Chrome 66 mobile. Dessa forma, todos os apps que invocam o navegador básico do Android para acessar páginas de login, conteúdo de ajuda e coisas do tipo, poderão garantir a segurança de seus usuários na internet.
O Safe Browsing já está disponível no navegador interno do app do Gmail para smartphones desde 2016, e smartphones que rodam o Android Oreo 8.1 já possuem a novidade embutida de fábrica. Demais aparelhos terão que receber a atualização.
Fontes