O Gmail é de longe o serviço de correio eletrônico mais utilizado do planeta, com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos. O aplicativo oferece uma boa capacidade de armazenamento em versão grátis, é fácil de usar e é ainda mais poderoso se utilizado com as ferramentas do ecossistema da Google. Contudo, ele, claro, tem suas falhas. Uma delas é ausência de uma ferramenta nativa para análise de abertura dos emails. Isso pode estar sendo corrigido pelo Gmail Metrics, que promete uma solução corporativa mais adequada que o Gmail Meter.
O jornalista Larry Alton, do The Next Web, realizou o teste grátis de 14 dias e destacou alguns pontos positivos da plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Emails enviados e recebidos
O recurso mostra o tráfego de conteúdo ao longo do dia ou dentro de um período específico. Isso permite compreender melhor quanto tempo você e seus colegas de trabalho consome escrevendo e respondendo emails.
Tráfego por dia e horário
Aqui mais uma funcionalidade simples e muito útil, que pode ser encontrada em qualquer aplicativo do gênero. Serve para avaliar quando sua conta está mais ativa na plataforma, seja no horário ou no dia da semana.
Contagem de palavras, usuários recorrentes e estatísticas sobre conversas
Pode parecer uma coisa banal, mas saber qual é a média de palavras utilizadas pode ajudar você a controlar melhor seu conteúdo, principalmente as respostas. Já que tempo é dinheiro, otimizar o material trocado pode agilizar todo o processo e essa ferramenta pode ser bastante interessante nesse sentido.
O Gmail Metrics conta também com avaliação dos usuários mais recorrentes, o que torna mais fácil a análise sobre a distribuição de conteúdo e quais são os clientes mais relevantes para seu negócio.
Quantas conversas você inicia e para quantas é chamado? Como os emails mudam de um tópico tradicional para um diálogo mais frequente. Isso pode contribuir na avaliação de como o comportamento dos usuários se desenvolve e a plataforma conta com uma funcionalidade específica para esse fim.
Tempo de resposta
Examinar quanto tempo você leva para responder os emails e fazer o mesmo com as contas para as quais envia material ajuda a perceber como repetir o mesmo sucesso de uma investida em outras opções.
Principais usos
Tá, mas para quais finalidades o Gmail Metrics é mais indicado? Pega aí:
- Rastreamento e monitoramento de colaboradores: o aplicativo pode fazer as vezes do Toggl e do Timecamp, ajudando na avaliação do desempenho dos empregados. Com ele é possível determinar quais são as pessoas que mais usam emails e os que não estão utilizando-as com a periodicidade adequada.
- Otimização do rendimento pessoal: avaliar quanto tempo você gasta escrevendo e respondendo conteúdo pode ser muito útil no gerenciamento do tempo e da própria qualidade do material.
- Custo e benefício: as informações fornecidas pelo serviço podem determinar quanto tempo você gasta em um projeto em relação à receita oriunda de cada um deles. Se um cliente precisa de mais atenção, mas paga a mesma quantia que outro, então o custo e benefício tem que ser ajustado na tabela.
Essas são apenas algumas das primeiras impressões e é bem possível que a Google continue melhorando o app, para se tornar algo mais eficiente ao longo do tempo. Afinal, pelo menos por enquanto, os emails continuam sendo uma das boas ferramentas de marketing do mercado.
Fontes