Há uma grande expectativa no mercado com relação ao lançamento dos novos PCs com Windows 10 em arquitetura ARM — populares em dispositivos móveis. Entre maiores as vantagens estariam uma bateria que “duraria o dia todo” e conectividade celular, além de compatibilidade com vários apps e jogos utilizados em smartphones. Contudo, há uma série de limitações para esse estágio inicial e a própria Microsoft divulgou um texto para os desenvolvedores, que foi apagado posteriormente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Antes de ser deletada, a lista foi copiada e armazenada e eis o que ela diz:
- Só haverá suporte para drivers ARM64: o Windows 10 para ARM poderá rodar aplicativos x86, mas não poderá usar os drivers x86. Isso significa que os periféricos mais velhos não vão rodar na nova plataforma.
- Não haverá suporte para apps x64: ainda que haja planos para emular aplicativos x64, isso só deve acontecer em um futuro breve.
- Alguns jogos e apps não vão funcionar: softwares que usam a versão mais recente que a 1.1 do OpenGL ou que necessitam de OpenGL acelerado pelo hardware não vão rodar. Além disso, os drivers “anti-cheat” — os que evitam trapaças — também não vão funcionar.
- Apps que customizam a experiência do Windows 10 podem não funcionar corretamente: tecnologias de assistência ou editores de métodos de entrada — que permitem a um usuário utilizar diferentes símbolos e caracteres dos nativos no sistema — não vão rodar direito. Além disso, extensões shell que podem ser acessados via ícones e botão direito do mouse no gerenciador de arquivos explorer, como o Google Drive ou Dropbox, podem falhar. Esse conteúdo terá que ser compilado de forma nativa para o ARM.
- Apps que se comportam como se todos os dispositivos ARM rodassem em uma versão mobile do Windows podem não funcionar corretamente: alguns aplicativos que foram codificados para o Windows Phone não vão rodar corretamente e podem apresentar problemas de orientação ou no layout da interface do usuário. Contudo, isso não deve afetar uma grande quantidade de softwares.
- O Windows Hypervisor Platform não vai rodar: será impossível rodar a plataforma Hyper-V para rodar máquinas virtuais no Windows 10 para ARM.
Microsoft lista também orientações para corrigir possíveis falhas
Além das limitações, a Gigante de Redmond também publicou orientações para que os desenvolvedores saibam como agir no caso dos erros mais comuns encontrados até agora:
- Se o seu app é baseado em um driver que não feito para rodar em ARM, recompile seu driver x86 para ARM64. Para isso, veja “Construindo drivers ARM64 com o WDK”
- Se o seu app está disponível apenas para x64 e você programa para a Microsoft Store, envie-nos uma versão ARM. Para mais detalhes, veja em “Pacotes de arquiteturas para apps”
- Se você é um desenvolvedor Win32, distribua uma versão x86 do seu app. Se ele usa uma versão mais recente que a 1.1 do OpenGl ou necessita de aceleração de hardware OpenGL.x86 com DirectX 9, DirectX 10, DirectX 11 e DirectX 12 então vai rodar no ARM. Para mais informações, veja “Gráficos e jogos com DirectX”
- Se seu app x86 não roda como o esperado, então tente usar o guia “Solucionador de problemas do Programa de Compatibilidade no ARM”. Para resolver outras questões, tente o artigo “Solucionador de problemas para aps x86 no ARM”.
- Se o seu app x86 não detecta que está funcionando no ARM, use o IsWow64Process2 para determinar isso.
- Se o seu app UWP ARM32 não roda como o esperado, então veja “Solucionando problemas com apps ARM32 no ARM” para aprender como fazer com que ele rode adequadamente no ARM.
Ou seja: com todas essas recomendações e limitações, é bem possível que as primeiras versões do Windows 10 para ARM estejam mais próximas do Windows Lite. Como tudo ainda está em uma fase de otimização e os aguardados computadores da Asus, HP e Lenovo sequer estão disponíveis para venda, a Microsoft tirou do ar essas listas por, talvez, temer que a boa receptividade inicial seja ofuscada pelos problemas.
E você, o que acha disso tudo? Pretende adquirir um computador com Windows 10 para ARM? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe!
Categorias