Há algum tempo, a Google vem investindo em tecnologias de realidade aumentada por meio do chamado projeto Tango, que, inclusive, chegamos a testar em sua fase inicial na Google I/O em 2015. Com foco no uso desse recurso em dispositivos móveis, o projeto Tango chegou a ganhar um smartphone dedicado em 2016, o Lenovo Phab2 Pro, que vinha com três câmeras traseiras – uma delas com 16 MP RGB, sensor de profundidade e rastreador de movimentos.
Agora, segundo um tweet publicado pela conta oficial do projeto no Twitter, o Tango deve ser engavetado pela empresa e substituído pelo ARCore, que tem muito mais foco em software, ao contrário da tecnologia anterior que também trabalha bastante com hardware, aparecendo também em outros dispositivos, como o Zenfone AR da ASUS.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
We’re turning down support for Tango on March 1, 2018. Thank you to our incredible community of developers who made such progress with Tango over the last three years. We look forward to continuing the journey with you on ARCore. https://t.co/aYiSUkgyie
— Tango (@projecttango) 15 de dezembro de 2017
A mensagem publicada no perfil do projeto Tango foi: “Estamos desativando o suporte ao Tango em 1º de março de 2018. Obrigado à nossa incrível comunidade de desenvolvedores que fez esse progresso com o Tango nos últimos três anos. Estamos ansiosos para continuar a viagem com você no ARCore”.
Abram alas para o ARCore
O ARCore foi revelado juntamente com a linha Pixel de smartphones da Google, que recentemente lançou um pacote de stickers com personagens da saga Star Wars e da série Stranger Things em dispositivos compatíveis com a tecnologia. Certamente, trata-se de um projeto ainda mais proveitoso que o Tango, visto que ele conquistou muito mais espaço em meses do que a ferramenta aposentada conseguiu em alguns anos.
Os apps que utilizam a tecnologia do projeto Tango vão continuar funcionando, mas o suporte a eles deve ser encerrado também no terceiro mês do ano que vem.
Fontes
Categorias