Lançado no final de setembro, o MacOS High Sierra traz algumas funcionalidades que podem ser de grande ajuda para otimizar tempo e dar mais agilidade ao seu dia, especialmente para quem costuma utilizar vários dispositivos ao longo do dia e acaba tendo que incluir a mesma informação em aparelhos diferentes.
Separamos 5 que valem a pena conhecer e testar; confira:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
1– Melhorias no modo de leitura
O Safari possui um recurso que faz mudanças no layout de páginas na web para facilitar a leitura, retirando as imagens e aumentando o tamanho das letras. Com a atualização, agora também é possível configurar o navegador Safari para já abrir no modo de leitura os sites que você deseja.
O passo a passo para habilitar essa configuração é bem simples: basta clicar com o botão direito no ícone do Reader (que fica no canto superior direito do navegador) e selecionar "Usar o Reader automaticamente em www.xxxx.com.br".
Para configurar todos os sites no modo leitura, vá em Preferências > Websites > Reader e ative a opção "Ao visitar outros sites".
2 – Personalize comandos nos sites que você mais acessa
Agora você pode aplicar alguns ajustes individuais nos endereços visitados com mais frequência. É possível já deixar configurados comandos como: sempre habilitar o modo de leitura, ajustar o nível de zoom da página e autorizar os content blockers — plugins que impedem a visualização de anúncios.
Por último, deixamos o recurso mais legal: gerenciar o uso de vídeos autoplay, aqueles que começam a tocar assim que a página do site que você está visitando é carregada. Se você desejar, pode deixar todos os vídeos no mudo ou nunca os carregar — uma opção bem válida em ambientes de trabalho, por exemplo.
Para ajustar essa configurações em todos os sites, vá em Preferências > Sites > Auto-Play. Na parte “Ao visitar outros sites”, selecione “Nunca usar o auto-play”.
3 – Priorizar uma nota
Um dos hábitos muito comuns de quem usa bastante o computador é espalhar notas e lembretes em diversos arquivos. Agora, é possível usar a seção de notas no sistema para selecionar alguma mais importante e colocá-la no topo da lista, evitando assim correr o risco de perdê-la.
Basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer nota e selecionar a opção "Pin Note", que a anotação ficará na parte superior do arquivo.
4 – Criar tabelas na área de notas
Essa é para quem deseja se tornar um "Pro" em manusear o software de anotações. Para criar uma tabela, clique no ícone localizado na parte superior do software — e, assim como acontece em outros sistemas, uma tabela estilo 2x2 surgirá. Para customizá-la, clique com o botão direito do mouse nos pequenos botões de menu e adicione mais linhas ou colunas.
É importante mencionar que esse recurso é exclusivo para texto: caso você queira usar fórmulas na planilha, ainda será necessário recorrer ao Numbers ou à versão do Excel para o sistema da Apple.
5 – Habilitar funções de colaboração com o iCloud Files
Recursos como o Google Drive ou mesmo o Dropbox já mostraram como permitir a múltiplos usuários o acesso a um mesmo documento pode contribuir para a otimização de tempo de um projeto. Com o macOS High Sierra, já é possível ter acesso aos recursos mais básicos de colaboração, como compartilhar arquivos, pastas e mesmo espaço no iCloud.
Para compartilhar um arquivo, clique com o botão direito no mouse e procure a opção "Compartilhar".
É possível gerar um link de compartilhamento para ser enviado à pessoa ou encaminhar o convite via email. Também é possível controlar o que cada convidado pode fazer no arquivo, da visualização à edição.
Conhece outro hack de produtividade do High Sierra? Dê a sua contribuição nos comentários!