Nesta terça-feira (5), o WhatsApp anunciou que está trabalhando em um novo aplicativo voltado para o mercado empresarial e que vai apresentar algumas opções para companhias que desejarem uma comunicação rápida com clientes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo informações que estão correndo a rede, a ideia seria utilizar um modelo de recursos de comunicação simplificados para solicitações de clientes e capaz de enviar atualizações para os seguidores. Para ajudar os usuários a identificarem quais contatos são empresas, estas vão começar a receber ícones de verificação verdes (um “tique” igual aos que vemos no Facebook e no Twitter) ao lado de seus nomes.
Outro detalhe importante é o fato de que os usuários ainda vão manter os seus aplicativos convencionais para receber essas novidades. Aliás, será preciso dar um “ok” para as companhias antes de ser bombardeado com informações vindas dela.
“O WhatsApp simplificou a comunicação para as pessoas no mundo todo. Agora, queremos aplicar a mesma abordagem ao levar negócios ao WhatsApp de maneira que crie valor para as pessoas. Estamos entusiasmados em tornar possível conectar pessoas a empresas de maneira rápida e pessoal”, comentou Matt Idema, executivo do WhatsApp.
Já em teste no Brasil
Somado a isso, o WhatsApp anunciou que já existem algumas companhias ao redor do globo testando essa novidade, inclusive aqui no Brasil. Em terras tupiniquins, o Itaú é a maior companhia participando dessa fase de teste, e outras empresas locais devem se juntar a esse grupo posteriormente.
Em terras tupiniquins, o Itaú é a maior companhia participando dessa fase de teste
Outro detalhe importante mencionado por Idema ao site Fox Business é o fato de que a companhia não descarta a ideia de mostrar propagandas aos usuários em algum momento no futuro para ajudar na monetização, mas que a ideia, no momento, é conectar empresas e aqueles que já utilizam o aplicativo há algum tempo.
Fontes