Nem sempre os líderes de governos de diferentes países compreendem a dinâmica de uma nova tecnologia, o que por vezes gera atrasos históricos para nações inteiras. Este, porém, não parece ser o caso do presidente russo Vladimir Putin em relação à inteligência artificial (IA). Em conversa com estudantes por ocasião do início do ano letivo no país europeu, o mandatário ressaltou a importância dessa tecnologia e afirmou que o próximo líder global será aquele que dominá-la.
“A inteligência artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a humanidade”, declarou Putin. “Ela traz oportunidades colossais, mas também ameaças difíceis de serem previstas. Quem quer que se torne líder nessa esfera vai governar o mundo”, complementou o líder russo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Putin fala com estudantes e afirma que "a inteligência artificial é o futuro".
Apesar da afirmação, ou talvez justamente por causa dela, Putin garantiu não se sentir confortável com um único país monopolizando o setor — mesmo que esse país seja a Rússia. “Se nós nos tornarmos líderes nesta área, compartilharemos essa experiência com o mundo inteiro da mesma maneira que nós compartilhamos atualmente as nossas tecnologias nucleares”, garantiu.
A aula aberta de Putin para celebrar o início do ano escolar na Rússia foi acompanhada por estudantes e professores de 16 mil escolas de todo o país, com a audiência total ultrapassando a marca de 1 milhão de pessoas.
Fontes
Categorias