Embora os aplicativos gratuitos sejam predominantes na Google Play Store, muitos usuários acabam adquirindo ferramentas que oferecem recursos exclusivos em versões pagas. Mas nem sempre esses serviços possuem aquilo que prometem, fazendo com que o valor investido seja perdido, certo? Não exatamente.
A Play Store possui um sistema de reembolso que, em muitos casos, pode devolver o dinheiro gasto anteriormente. Claro que, para a maioria das aquisições feitas na loja de apps do Android, não é possível pedir essa devolução. Contudo, em algumas situações você consegue reaver o seu dinheiro. Veja abaixo quais são elas, válidas tanto para compras únicas quanto para aquelas feitas dentro do próprio aplicativo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como funciona o reembolso
De acordo com a página de suporte à Play Store, o reembolso funciona de duas formas: por meio do desenvolvedor do app ou direto pela Play Store.
Como a maioria dos apps é feita por desenvolvedores terceirizados, e não pela Google, a empresa lembra que são os próprios criadores da ferramenta os responsáveis por oferecer suporte e garantir que elas funcionem corretamente. Em um primeiro momento, a gigante das buscas recomenda que, se o serviço não estiver operando como deveria, o usuário entre em contato com o desenvolvedor. Isso pode ser feito através da página do aplicativo na Play Store, na seção que inclui os dados de contato.
Agora, se o reembolso for feito pela Play Store, e não pelo desenvolvedor, a forma mais rápida sugerida pela Google é que o pedido de devolução do dinheiro aconteça em um período de no máximo 48 horas. Isso vale para músicas, filmes, livros e outros conteúdos disponibilizados pela loja. O procedimento só pode ser feito pelo computador — tablets e smartphones ainda não contam com suporte a esse recurso.
Reembolso em até 48 horas
Vamos supor que você efetuou uma compra hoje, mas não gostou do aplicativo e quer seu dinheiro de volta no dia seguinte. Siga as instruções abaixo para tentar reaver o valor:
Passo 1. No seu PC ou notebook, entre na página da sua conta na Play Store.
Passo 2. No final da janela, em "Histórico de pedidos", procure o item do qual você quer reembolso. Agora clique no ícone de três pontinhos, bem à direita da tela, e vá em "Informar um problema".
Passo 3. Escolha qual campo melhor se encaixa na sua situação. Se o item comprado for de outro país e não tiver sido traduzido para o português, é provável que o formulário apareça em inglês ou no idioma de origem do app.
Passo 4. Selecionada uma opção, você terá de descrever o problema. Informe que você deseja solicitar o reembolso da compra. Feito isso, clique em "Enviar". Você receberá uma mensagem com o texto "Agradecemos pelo envio de suas dúvidas e questões", sucedida por um email com informações sobre seu reembolso (caso ele seja aprovado).
A devolução varia com base no método de pagamento. Se a compra foi feita com um cartão de crédito, a estimativa é entre 3 e 5 dias úteis, mas pode chegar a 10 dias úteis dependendo do seu banco. Já para quem utilizou o saldo na carteira da Play Store, o prazo de compensação é de apenas 1 dia útil.
Reembolso após 48 horas
Se já faz mais de 2 dias desde que você efetuou o pedido, a devolução será mais difícil — e, consequentemente, as chances de você reaver o dinheiro são menores. Para casos assim, você precisará falar diretamente com o desenvolvedor, como explicamos acima. É só entrar na página do app e procurar dados de contato na seção "Informações Adicionais".
De novo: nem todos os aplicativos da Play Store são localizados para o português. Então, em algumas situações, é possível que você tenha de falar em outro idioma com o responsável pela ferramenta. Além disso, como esse processo depende apenas do desenvolvedor, ele pode ou não aceitar reembolsar os valores. Os prazos para devolução são os mesmos descritos no tópico anterior.
Reembolso de mais de um pedido
Para usuários que efetuaram mais de um pedido e desejam pedir o reembolso de vários ao mesmo tempo, o Google indica entrar em contato telefônico com a companhia. O número é 0800 724 8149 e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Categorias