O Windows já vem com um recurso nativo que é capaz de realizar essa função, indicada para quem trabalha com muitos documentos e imagens e deseja deixar tudo bem organizado. Ele funciona de forma bastante simples. Para isso, basta selecionar todos os arquivos que deseja renomear, dar um novo nome a um deles com os outros ainda marcados, e pronto! Automaticamente, todos os arquivos ficarão com o mesmo nome, diferenciados apenas com um número em sequência no final.
Porém, o sistema da Microsoft é limitado nesse sentido. Para realizar o processo de renomear arquivos em lote, usando data, tamanho e outras características, uma boa opção é o aplicativo gratuito Right Click Enhancer. Acompanhe o passo a passo e aprenda a usá-lo:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
1. Baixe e instale o aplicativo na sua máquina e acesse a opção “Smart Renamer”.
2. Clique no ícone de “arquivos +”, selecione todos os arquivos que deseja renomear e clique no botão “Open”.
3. Na aba “Actions”, selecione a opção “Use file attributes” e digite um nome padrão para aplicar aos arquivos selecionados.
4. Depois disso, selecione os diferenciadores dos nomes na lista logo abaixo. Para colocar números em sequência, use “counter”; para tamanho do arquivo, use “size”; e para data de criação, use “cdate”. Outras opções também podem ser usadas. Note que uma prévia do nome dos seus arquivos será mostrada no rodapé da janela. Para este tutorial, a escolha foi renomear por data.
5. Para finalizar, volte à aba “Files”, marque os arquivos que você deseja renomear e clique em “Apply Changes”.
Pronto! Seus arquivos foram renomeados!
Este tutorial foi útil? Deixe um comentário!
Categorias