O Android é um sistema bastante robusto, mas, assim como qualquer software, ele está suscetível a possíveis erros decorrentes do uso prolongado ou mesmo do excesso de tranqueiras instaladas.
Se você é um usuário que costuma exagerar nos apps e na quantidade de dados, há chances de que o seu celular já tenha apresentado alguma baixa no desempenho ou tenha deixado você um tanto irritado com algum travamento impossível de resolver.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa questão da estabilidade depende muito do modelo, da versão do Android, da personalização, dos apps, do tempo de uso e de outros tantos fatores. Contudo, seja qual foi o motivo que levou seu robozinho a ficar esquisito, há algumas soluções que podem ajudá-lo a identificar o problema e tentar solucioná-lo, sem precisar de uma assistência.
Nos casos de apuro, o Android tem um recurso bem útil chamado “Modo de Segurança”. Nós já ensinamos como você pode ativar essa ferramenta, mas fica a dúvida sobre quais as vantagens de usar essa opção. Afinal, para que serve essa função? Em quais casos devo ativá-la?
O que é o Modo de Segurança?
É importante notar que, ao contrário do que o nome sugere, essa funcionalidade não serve para deixar o sistema mais seguro ou evitar vírus. A segurança mencionada nesse recurso visa garantir que os arquivos do sistema estejam protegidos e não sofram interferências externas de outros apps instalados.
Para entender melhor, vale uma analogia com ferramentas disponíveis em outros sistemas. O Windows conta com uma opção de mesmo nome, a qual serve para uma inicialização sem agentes de terceiros. Basicamente, nesse modo, o sistema da Microsoft carrega apenas os drivers básicos e ferramentas essenciais para o funcionamento.
O Modo de Segurança do Android funciona de maneira parecida. Nessa opção, o sistema carrega de forma muito mais rápida, pois desativa vários recursos. Na primeira inicialização, você poderá ver que a interface está levemente alterada, com vários ícones exibidos em tons de cinza.
Uma ferramenta para testes
Basicamente, qualquer programa de terceiros (incluindo Facebook, WhatsApp e companhia) está desativado e você não terá como executá-los. Além disso, uma marca d’água aparece sobre a interface informando que você está no Modo de Segurança, o que pode atrapalhar no uso geral, então nem adianta pensar em usar o celular nesse modo, pois vai ser complicado.
Todavia, como se trata de uma ferramenta para testes, as principais funções estão liberadas. Você pode realizar chamadas, enviar mensagens, usar o WiFi, utilizar as configurações do sistema e outros tantos recursos. Assim, para ter a certeza de que não há problema no celular, você pode usar tudo normalmente e conferir se a performance do aparelho volta ao normal.
O principal objetivo do Modo de Segurança é justamente oferecer uma forma de testar o sistema e ter a certeza de que o hardware e o software estão em bom funcionamento. De forma geral, se existe um erro e ele não se repete nesse modo, isso significa que o problema está em algum software e, consequentemente, uma formatação pode resolver seu problema.
Após utilizar esse recurso, você pode reiniciar o celular e voltar a usá-lo normalmente. É importante ressaltar que essa ferramenta não corrige qualquer problema, então você possivelmente terá de tomar outras medidas após testar seu aparelho no Modo de Segurança.
A ativação do Modo de Segurança costuma ser padrão, então basta seguir as dicas que apresentamos no artigo “Android: aprenda a ativar o Modo de Segurança em seu celular". No mais, desejamos boa sorte nessa odisseia pelo mundo do robozinho.