Se você não tem mais saco para usar o Facebook, lidar com todas polêmicas e compartilhamentos desnecessários que acontecem por lá, é muito provável que Instagram ou Snapchat sejam as suas redes sociais favoritas na atualidade. De acordo com um levantamento da Kantar TNS, essas duas plataformas cresceram exponencialmente no Brasil nos últimos dois anos. O mesmo movimento também foi observado na maioria da América Latina.
38% dos latino-americanos que usam a internet também utilizam frequentemente o Snapchat
De acordo com a consultoria, 38% dos latino-americanos que usam a internet também utilizam frequentemente o Snapchat, um número três vezes maior do que o registrado há dois anos. Essa rede social se destaca especialmente pela possibilidade de compartilhar fotos e vídeos curtos de forma efêmera, que se autodestroem depois de vistas ou depois de 24h da publicação.
O Instagram também cresceu consideravelmente. Atualmente, 62% dos internautas latino-americanos estão presentes na rede social, contra 36% em 2014. No recorte brasileiro, o crescimento das duas plataformas é ainda mais notável. O Instagram cooptava há dois anos 55% dos internautas do nosso país e, agora, passou para 75%. O Snapchat, por sua vez, pulou de 23% para 57%.
Oportunidade para publicidade
Rupak Patitunda, gerente de pesquisa da Kantar TSN Brasil, explicou a ascensão dessas redes sociais pode gerar oportunidade para marcas também se posicionarem de forma mais próximas dos usuários. “Existe uma oportunidade real para as marcas aproveitarem essa tendência ao criar conteúdo compartilhável e “personalizável”, ao entender que as mídias sociais estão cada vez ganhando espaço na vida das pessoas”, explicou Patitunda.
Contudo, ele alerta para possíveis erros de estratégias nessa abordagem. Ele explicou que uma postura considerada muito predatória chega a incomodar o usuário e surtir o efeito contrário. De acordo com a pesquisa, 30% dos entrevistados disseram sentir que seus comportamentos online estavam sendo rastreados pelas marcas, o que gerava uma percepção negativa e de quem está tentando anunciar nesses ambientes em crescimento.
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