Desde que comprou o Skype por US$ 8,5 bilhões (R$ 26,7 bilhões), em 2011, a Microsoft anda integrando cada vez mais o comunicador ao seu sistema e trazendo melhorias e recursos de peso para o software. Uma das novidades mais interessantes, sem sombras de dúvida, é a função Skype Translator, que traduz conversas de voz em tempo real entre diferentes idiomas. O mais bacana para quem tem amigos do outro lado do mundo? O serviço acaba de ganhar suporte ao japonês.
Em uma postagem feita no blog oficial do aplicativo, a empresa de Redmond anunciou que esta é uma grande conquista para o time de desenvolvimento, já que a língua japonesa é tida como uma das mais difíceis de ser aprendida pelos norte-americanos ou traduzida propriamente no ambiente digital. Com isso, esse se torna o décimo idioma suportado pelo recurso de tradução automática, se juntando ao time formado por inglês, espanhol, francês, alemão, chinês (mandarim), italiano, árabe, russo e, claro, português brasileiro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Usar o recurso é bem fácil
O japonês também está incluso na tradução de texto em tempo real
Vale notar que isso também significa que o japonês está incluso no acervo de mais de 60 línguas do Skype para tradução de texto em tempo real. Para usar qualquer um desses dois recursos – escrita ou voz – basta abrir uma janela de conversa com algum colega, seja no app tradicional para desktop ou na versão Preview para Windows 10, e clicar no ícone de globo. A partir daí, é só selecionar o seu idioma e indicar qual é o falado ou digitado pelo seu contato.
Com a atualização, a Microsoft fica em pé de igualdade com a Google ao permitir que seus usuários não se sintam tão perdidos diante das particularidades da língua oficial do Japão. Isso porque, em janeiro deste ano, a Gigante das Buscas revelou que o japonês deve começar a fazer parte do seu app mobile Word Lens, que traduz imagens, placas e todo tipo de texto captado pela câmera do seu celular. E aí, será que com tudo isso dá para se preparar adequadamente para as Olimpíadas de Tóquio 2020?
Fontes
Categorias