A melhor amiga de donos de iPhones, iPods e iPads pelos últimos dois anos só era conhecida pela voz. Agora, chegou a hora de conhecer o rosto da Siri – ou melhor, de Susan Bennett, que emprestou a voz para a assistente pessoal de aparelhos da Apple.
Bennett é a responsável por responder às perguntas, fornecer dicas variadas e falar a previsão do tempo em inglês dos Estados Unidos desde outubro de 2011, quando a primeira versão da assistente foi revelada. A Apple nunca revelou oficialmente a identidade da moça por trás da Siri, mas ela mesma fez a revelação, e foi confirmada por colegas, advogados e especialistas em áudio que fizeram testes de comparação.
Famosa quem?
Moradora do subúrbio da cidade norte-americana de Atlanta, Bennett é uma dubladora que começou a carreira acidentalmente na década de 1970, emprestando a voz para inúmeros sistemas de telefonia, além de comerciais, aparelhos de GPS e guias em geral, geralmente com uma voz de robô.
(Fonte da imagem: Reprodução/CNN)
Há oito anos, ela foi contratada pela empresa ScanSoft para uma série de gravações de voz, sem saber o destino desse trabalho. Ainda anônima, ela recebeu algumas mensagens de amigos perguntando se era dela a voz que saía dos iPhones. Bastaram algumas consultas para confirmar a identidade.
Bastidores
Bennett conta que se revelou ao mundo agora porque sentiu que era o momento, já que antes não sabia da importância do projeto (e se era uma ação legalmente viável ir à público). Além disso, um vídeo do The Verge especulava que outra dubladora pudesse ser a identididade da Siri.
(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
A narradora, que não revelou a idade, relatou ainda que fez as gravações com uma série de pausas por ficar entediada facilmente durante as leituras, o que explicaria porque às vezes a Siri parece responder com "personalidade".
Fontes
Categorias