Comer é um dos maiores prazeres da vida. A melhor coisa que existe é juntar a fome com a vontade de se alimentar, tomar aquele Biotônico Fontoura e, na larica profunda, entrar numa churrascaria. Mas será que você manja como todas aquelas belezinhas nos espetos foram feitas? Já teve curiosidade em saber como as carnes são temperadas, cozidas e servidas com aquele sabor delicioso? Ou você nem sabia que o boi tem duas picanhas? Pois é: para saciar essas e outras curiosidades, a Friboi lançou, em parceria com a Globo, a Academia da Carne, plataforma virtual que oferece vários conteúdos relacionados.
O TecMundo esteve no evento de lançamento, que ocorreu em São Paulo na tarde desta terça-feira, 5, e contou com diversas celebridades globais do ramo. Com campanha integrada criada pelas agências ID e Lew'Lara/TBWA, a promessa da proposta é impactar mais de 130 milhões de brasileiros. O início da campanha foi dado com quatro filmes teaser, que foram ao ar uma semana antes do lançamento, com o objetivo de despertar a curiosidade do público e fazer com que as pessoas percebessem que elas têm dúvidas sobre carne e que, às vezes, nem se dão conta disso.
Celebridades da cozinha
Com os embaixadores Ana Maria Braga, Olivier Anquier e Guga Rocha como garotos-propaganda, os filmes retrataram as principais dúvidas dos consumidores nos momentos de compra e de preparo da carne e deixavam no ar a pergunta e a resposta: “Tá na dúvida? Então, vem comigo!".
Ana Maria Braga, Gugo Rocha e Olivier Anquier compareceram ao lançamento do projeto no qual são embaixadores
Hoje, dia do lançamento, mais três filmes vão ao ar com a revelação da plataforma. Neles, os três embaixadores simulam a navegação no site, partindo da busca por diversos temas até a apresentação de todo o conteúdo sobre cortes de carne, cursos e receitas.
“A Academia da Carne Friboi é, além de um dos maiores projetos de branded content do país, um serviço oferecido pela marca aos brasileiros. O objetivo é ajudar os consumidores a escolher melhor as carnes, conhecer os mais variados cortes, além dos tradicionais, e auxiliá-los no momento da preparação dos pratos”, ressalta Maria Eugênia Rocha, gerente-executiva de marketing da divisão de carnes da JBS.
Não custa nada manjar mais de carne, não é mesmo?
Imagina que sensacional você ali, entre os amigos, até que o assunto cai nas profundezas do mundo gastronômico, onde seu conhecimento se restringe a “bife”, “contrafilé”, “filé mignon”, “frangão”, “fraldinha” e outros nomes de carne. Ok, mas... Que tal ir além? Que tal chegar e falar que um boi tem duas picanhas, não só uma, e estar certo?
Mais confiança para você falar de carne é a assinatura adotada, mas é também a tradução literal do que essa campanha tem como missão
“Dessa maneira, se pensarmos na Academia da Carne Friboi como mais um produto da marca e um produto que ajuda diretamente na construção de seus valores, 'Mais confiança para você falar de carne' é a assinatura adotada, mas é também a tradução literal do que essa campanha tem como missão”, endossou Domenico Massareto, CCO da ID.
Mais de 300 conteúdos criados até o momento e sistema de recompensas – como num jogo
Até o momento, foram criados, em parceria com a Globo, mais de 300 conteúdos, com 12 chefs de cozinha de diversas expertises para informar, educar e entreter. Já no início do projeto estão disponíveis mais de 105 vídeos, que serão periodicamente atualizados, sendo que outros estão sendo produzidos.
Executivos da Friboi e da Globo explicaram as vantagens do formato da plataforma e a tendência em buscar conteúdos dessa natureza
A plataforma também conta com ações de "gamificação" para tornar a experiência mais divertida. Ao compartilhar um conteúdo, por exemplo, os usuários ganham medalhas e, ao completarem os cursos e testarem os seus conhecimentos, recebem certificados. Também é possível convidar amigos para a disputa.
Mobile em primeiro lugar
O site foi desenvolvido como "mobile first" e é responsivo em todos os devices, possibilitando que o usuário tenha uma experiência otimizada de navegação nesses dispositivos. Navegg, Oracle, Google Analytics Premium, Buzz Monitor e KlipFolio tornam o projeto ainda mais robusto.
“Implementamos todas essas tecnologias não só para o monitoramento de resultados e geração de insights como também para oferecer um serviço otimizado e uma experiência diferenciada para cada consumidor. Na Academia da Carne Friboi, dados não são apenas informações, tornam-se novos conteúdos e ações diferenciadas”, explica Camila Costa, CEO da ID.
Diversas curiosidades sobre o mundo das carnes foram exibidas durante a apresentação da plataforma
Um monte de chefs famosos na empreitada – e é tudo de graça!
No meio digital, os envolvidos na campanha também trarão conteúdos diferenciados. Os chefs Felipe Bronze, André Castro, Clarice Chwartzmann, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis, Kathia Zanatta, Ivan Achcar, Flávio Miyamura, Carla Pernambuco, Mônica Rangel e Arthur Sauer, entre outros, são responsáveis pelos vídeos de aulas e dicas na plataforma.
O site da Academia da Carne Friboi disponibilizará também o serviço de chat online, gerenciado pela E-life, que responderá às dúvidas dos usuários, de segunda a segunda, das 9h à 00h. O time de atendentes será composto por estudantes de Gastronomia, que serão devidamente treinados pelos especialistas e poderão dar mais detalhes sobre cortes de carne, modos de preparo e outras técnicas. Para perguntas mais complexas, especialistas da Friboi estarão à disposição para auxiliar.
E ah, antes que esta matéria termine, não custa ressaltar: o serviço é completamente gratuito. Basta acessar o site da plataforma, assistir aos vídeos e ser feliz – e, quem sabe, realmente manjar mais de carne.
Friboi lança Academia da Carne em parceria com a Globo! Quem se interessa em conhecer mais esse universo delicioso? Comente no Fórum do TecMundo.
Categorias