Dentre todos os sistemas de abertura e ignição de carros, o PKES (“Passive Keyless Entry and Start” – entrada e acionamento passivo sem chave) é o mais vulnerável a ataques. Os pesquisadores Aurélien Francillon, Boris Danev e Srdjan Capkun do departamento de Ciência da Computação da ETH Zurich, na Suíça, publicaram estudo sobre a segurança dos sistemas que dispensam chaves para abrir e ligar automóveis.
O estudo utilizou dois sistemas – um físico (“wired”) e outro sem fio (“wireless”) – para atacar a segurança de 10 modelos diferentes, de 8 fabricantes, equipados com o sistema PKES. Utilizando ferramentas encontradas em lojas de eletrônica, os cientistas gastaram menos de 100 dólares para abrir e ligar o carro sem a utilização da chave original ou de sistemas de protocolo, modulação e criptografia normais de cada veículo.
As duas antenas utilizadas – uma próxima ao carro testado e outra mais distante – receberam os sinais dos veículos que utilizam a tecnologia PKES e, praticamente sem esforço por parte dos pesquisadores, o sistema permitiu a entrada nos carros e a ignição.
As falhas de segurança no sistema receberam críticas quando de seu lançamento, mas que foram desconsideradas pelos fabricantes graças ao apelo de praticidade do PKES. O dispositivo concebido para a pesquisa suíça, por exemplo, poderia ser utilizado em estacionamentos para o furto de veículos com enorme facilidade.
Felizmente, os autores do estudo terminam o artigo publicado com recomendações para aumentar a segurança dos sistemas PKES já em uso e também com alternativas para a evolução da funcionalidade.
Categorias