Microsoft anuncia mais softwares autônomos de IA para proteger computadores

3 min de leitura
Imagem de: Microsoft anuncia mais softwares autônomos de IA para proteger computadores

A Microsoft anunciou na segunda-feira (24) o lançamento de 11 novos agentes de inteligência artificial generativa focados em segurança cibernética, com capacidade de automatizar diversas tarefas, evitando que os profissionais da área fiquem sobrecarregados. As atualizações estarão disponíveis no Security Copilot.

Cada um desses novos agentes se concentra em uma atividade diferente, como vasculhar possíveis emails de phishing que tenham sido recebidos pela empresa com o objetivo de roubar dados. Eles também podem elaborar comunicados que serão enviados a órgãos reguladores informando sobre violações e muito mais.

novos-agentes-de-ia-microsoft-1.jpg
Os sistemas autônomos serão disponibilizados aos usuários do Security Copilot. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

“Com as equipes de segurança totalmente no controle, os agentes aceleram as respostas, priorizam os riscos e impulsionam a eficiência para permitir a proteção proativa e fortalecer a postura de segurança de uma organização”, destacou a gigante de Redmond, em comunicado. O Security Copilot foi lançado no ano passado para agilizar a detecção e as repostas às ameaças virtuais.

O serviço está sendo atualizado agora com os agentes de IA, que são sistemas com um nível maior de autonomia, podendo raciocinar e executar ações sem a intervenção humana constante. A tecnologia tem a capacidade de interagir com o ambiente, coletar dados, planejar ações e tomar decisões, aprendendo com suas próprias experiências.

Novos agentes de IA desenvolvidos pela Microsoft

novos-agentes-de-ia-microsoft-2.jpg
Agentes de IA realizam tarefas de maneira autônoma. (Imagem: Getty Images)

Entre as novidades, há agentes de IA generativa criados pela própria dona do Windows, que estarão disponíveis em todo o Security Copilot. Um deles realiza a triagem de phishing no Microsoft Defender, separando as ameaças reais dos alertas falsos, fornecendo explicações para suas decisões.

Atuando no Microsoft Purview, o agente de triagem de prevenção contra perda de dados dispara alertas de risco interno priorizando incidentes críticos. Já o sistema responsável pela otimização de acesso condicional monitora novos usuários e apps, sugerindo atualizações para a correção de brechas de segurança.

Outra ferramenta adicionada à plataforma lançada no ano passado é o agente de correção de vulnerabilidades no Microsoft Intune. A tecnologia monitora e prioriza falhas e tarefas de correção que solucionem problemas de configuração em apps e políticas, agilizando a distribuição de patches de segurança.

Por sua vez, o agente de inteligência de ameaças fica por conta de selecionar informações sobre campanhas maliciosas com base nos atributos da empresa. Essas e outras soluções baseadas em IA, como a proteção contra phishing no Microsoft Teams, devem ser liberadas a partir de abril para as organizações que utilizam o Security Copilot.

Agentes de IA de parceiros

novos-agentes-de-ia-microsoft-3.jpg
As novidades reforçam as defesas das empresas contra ataques cibernéticos. (Imagem: Getty Images)

Trabalhando em conjunto com parceiros, a Microsoft também vai adicionar sistemas autônomos desenvolvidos por eles à plataforma, como o Privacy Breach Response Agent da OneTrust. A ferramenta rastreia violações de dados para orientar as equipes de privacidade sobre como atender às exigências de reguladores.

Com o Network Supervisor Agent da Aviatrix é possível automatizar as análises de causa raiz para bugs em redes VPN, enquanto o SecOps Tooling Agent da BlueVoyant traz recomendações para otimizar operações de segurança. Outras ferramentas fornecidas por Tanium e Fletch auxiliam em tomadas rápidas de decisão e alertas críticos, respectivamente.

“Uma abordagem agencial à privacidade mudará o jogo para o setor. Os agentes autônomos de IA ajudarão nossos clientes a dimensionar e aumentar a eficácia de suas operações de privacidade”, destacou o diretor de produtos e estratégia da OneTrust, Blake Brannon, em comunicado.

Além dos novos agentes de IA, a gigante da tecnologia também apresentou ferramentas que irão ajudar a garantir o desenvolvimento e o uso de soluções inteligentes de maneira mais segura, como controles atualizados para apps de IA sombra e a detecção e proteção contra ameaças emergentes.

Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo lendo mais sobre IA e outros temas, não se esquecendo de compartilhar as notícias nas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.