menu
Tecmundo
Segurança

5 malwares e ameaças digitais que podem ser evitadas de graça com Avast

Apesar de parecer mais segura, a Internet ainda abriga inúmeras ameaças à privacidade e segurança dos usuários; veja como combatê-las com o Avast!

Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

18/03/2025, às 17:15

Atualizado em 22/08/2025, às 20:00

5 malwares e ameaças digitais que podem ser evitadas de graça com Avast

Para boa parte dos internautas, usar aplicativos e programas de antivírus em 2025 pode soar como uma prática antiquada. Essa percepção acompanhou o amadurecimento da internet desde seus primeiros anos, que se tornou mais segura para navegar “na superfície” graças a novos protocolos de segurança e melhorias nos buscadores. Além disso, muitas práticas maliciosas que se beneficiavam da ingenuidade dos usuários, tornaram-se mais conhecidas e, assim, evitadas.

No entanto, embora a internet esteja mais segura de fato, ela ainda não está livre de riscos. Paralelo à evolução dos mecanismos de defesa, as ameaças também estão maiores e mais eficientes, trazendo uma probabilidade de danos e perdas muito superiores ao tradicional — e quase esquecido — Cavalo de Troia. Se antes o perigo comumente envolvia perder algumas senhas e perfis nas redes sociais, hoje ele pode colocar contas bancárias, arquivos pessoais e toda privacidade dos usuários em xeque.

Em síntese, essa aparente evolução se dá pela maior capacitação dos cibercriminosos, que também se beneficiam de melhorias nas soluções de encriptação e inteligência artificial. Além disso, as ameaças também ganharam outros nomes ao longo dos anos, já que o termo “vírus” não descrevia totalmente o escopo de sua atuação. Assim, palavras como “ransomware”, “rootkits” e “cryptojacking”, apenas para citar algumas, passaram a permear o convívio digital dos usuários.

Por isso, o uso de um bom antivírus, com uma gama completa de recursos, é indispensável em 2025. E nesse contexto, o Avast se destaca com seus 30 anos de experiência no mercado e mais de 400 milhões de usuários. Grátis e fácil de usar, é uma alternativa que pode proteger sua navegação contra inúmeras ameaças!

Pensando nisso, o TecMundo listou 5 problemas e ameaças que o Avast pode ajudar a evitar. Confira, logo abaixo.

5. Eliminação de ameaças sem arquivos e em tempo real

undefined

Apesar de soar estranho, sim, há ameaças sem vínculos com arquivos. Esse tipo de malware costuma ser difícil de detectar, já que ele não deixa rastros identificáveis no armazenamento dos PCs, funcionando diretamente em sua memória volátil — a RAM. Para combater o problema, o Avast utiliza o Módulo Comportamento, que monitora todas as ações do sistema em tempo real. Caso detecte um padrão possivelmente malicioso, o módulo bloqueia a execução de qualquer atividade suspeita, mesmo que o tipo de ameaça ainda não tenha sido identificado.

Para complementar, o recurso CyberCapture envia automaticamente arquivos desconhecidos ou suspeitos para o Laboratório de Ameaças da Avast para análise, os isolando antes que causem danos ao sistema. Assim, a combinação protege os usuários mesmo contra problemas ocultos e difíceis de detectar.

4. Casa inteligente protegida contra ameaças transmitidas via rede

undefined

Outro tipo comum de ameaça, apesar de curioso, são os worms — ou “minhocas”, em tradução livre para o português. O termo se refere aos malwares que se espalham automaticamente, explorando especificamente vulnerabilidades em redes para infectar múltiplos dispositivos conectados. Para proteger o usuário contra esse tipo de ataque, o Avast oferece o Inspetor de Rede, que analisa a rede em busca de vulnerabilidades e corrige configurações de roteadores e dispositivos, dificultando a proliferação do problema. Auxiliando, o Escaneamento Inteligente também verifica o sistema em busca de arquivos maliciosos e potenciais riscos, mantendo o dispositivo protegido contra infecções que podem ser transferidas através da rede.

O conjunto de soluções é útil em qualquer cenário doméstico, mas é especialmente mais relevante em lares com muitos equipamentos inteligentes. A proteção pode evitar que criminosos, por exemplo, acessem câmeras de segurança, babás eletrônicas e outros dispositivos conectados à internet.

3. Proteção dos dados e da privacidade dos usuários

undefined

Quase tão antigos quanto a internet, os spyware são projetados para monitorar e roubar informações sem o consentimento do usuário — sejam senhas, contas bancárias ou dados pessoais. O Avast combate esse tipo de ameaça com o Módulo Arquivo, que escaneia todos os documentos e programas em tempo real para detectar qualquer malware, incluindo esse. Esse recurso também impede que arquivos infectados sejam executados ou modificados, os bloqueando preventivamente.

Assim como no caso das worms, o Inspetor de Rede também verifica a rede em busca de vulnerabilidades que poderiam ser usadas por spyware — algo infelizmente comum, mas que pode causar danos enormes aos usuários.

2. Detecção de ameaças ocultas, os clássicos Trojan ou Cavalos de Troia

undefined

Provavelmente uma das ameaças mais conhecidas, os trojans, ou cavalos de troia, se disfarçam de programas confiáveis, prejudicando a segurança do dispositivo sem o conhecimento do usuário. O Módulo Comportamento, felizmente, também protege os sistemas operacionais desse problema, já que bloqueia ações suspeitas em tempo real. E isso vale até mesmo para variantes ainda não detectadas, já que o Avast utiliza padrões de atividades para agir antecipadamente.

Em paralelo, o Escaneamento Inteligente também verifica programas e extensões do navegador para detectar e eliminar Trojans disfarçados. A proteção se estende para softwares desatualizados, eliminando vulnerabilidades antigas e que poderiam ser exploradas por terceiros.

1. Defesa contra Ransomware e o sequestro de arquivos

undefined

É claro, o Avast também protege os usuários de Ransomware, ameaça que “sequestra” dados em troca de pagamentos. Embora esse tipo de malware conte com ataques cada vez mais sofisticados, o Módulo Ransomware consegue combater sua eficiência, já que impede a modificação ou criptografia de pastas pessoais, como fotos e documentos. Naturalmente, o recurso também permite que o usuário defina quais pastas precisam de proteção extra, garantindo que dados valiosos fiquem seguros.

Conforme citado anteriormente, também há suporte do recurso CyberCapture, que analisa arquivos incomuns ou suspeitos antes de permitir sua execução, evitando que ransomware sequer entre no sistema.

Baixe o Avast e se proteja de graça

Caso tenha ficado interessado, vale lembrar que o Avast pode ser instalado gratuitamente e possui uma interface muito intuitiva, fácil de usar. Faça o download do Avast Free e navegue sem medo de vírus ou armadilhas online.

info
Conteúdo patrocinado produzido pelo TecMundo.


Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

Adriano Camacho

Especialista em Cibersegurança, Produtos, Hardware e Jogos

Adriano Camacho é Editor de Conteúdo no TecMundo e no Voxel, com cinco anos de experiência na área. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela FAAP, é especializado na cobertura de assuntos ligados à tecnologia e à cultura gamer contemporânea.