Tropas ucranianas estão alegando ter destruído pela primeira vez uma unidade do sistema de defesa área S-350 Vityaz da Rússia, que estava perto da cidade de Donetsk. Imagens da ação liderada pela brigada de reconhecimento de artilharia chamada “Chornyi Lis” foram divulgadas no YouTube, no domingo (16).
Considerado um dos equipamentos de defesa aérea mais modernos de Moscou, o S-350 é um sistema de médio alcance que atua na proteção da infraestrutura estratégica e dos ativos militares. Ele é capaz de combater diferentes ameaças aéreas como drones, mísseis de cruzeiro e balísticos, helicópteros e outras aeronaves.
Nas imagens registradas por um drone de vigilância, é possível visualizar alguns veículos de combate russos ao longo de uma estrada cercada de árvores. Um deles aparece em destaque, com o sistema de lançamento na posição vertical indicando que estava pronto para disparar antes de ser atingido e explodir.
“Graças às ações habilidosas das tropas de reconhecimento da brigada de reconhecimento de artilharia "Chornyi Lis", fomos capazes de detectar e destruir o mais recente sistema russo de mísseis terra-ar de médio e curto alcance S-350 Vityaz”, comemorou a unidade, na gravação.
Vantagens do sistema S-350
Desenvolvido pela empresa de defesa Almaz-Antey, o sistema de defesa aérea S-350 começou a entrar em operação por volta de 2020, substituindo a antiga série S-300P da época da Guerra Fria. Mais versátil, ele é composto pelo veículo carregador/lançador, um radar de matriz de varredura eletrônica passiva e um posto de comando.
Com capacidade para detectar e rastrear até 40 alvos simultaneamente, ele carrega uma boa quantidade de mísseis 9M96 e 9M96D, com diferentes alcances e usabilidades. Especula-se que a Rússia tenha começado a levá-lo para a linha de frente, neste conflito, no início de 2024.
Na ocasião, um veículo de lançamento do sistema apareceu destruído após supostamente ter passado por um campo minado. Ele foi introduzido na tentativa de deter os diversos ataques de drones lançados pela Ucrânia, que estão cada vez mais aprimorados.
Gosta de temas relacionados ao universo tech militar? Então leia, também, sobre as atualizações com IA necessárias para que o tanque Challenger 3 se torne mais eficiente na guerra dos drones.
Fontes
Categorias