Cuidado! Desconto no IPVA 2025 vira tema de novo golpe por sites e SMS

2 min de leitura
Imagem de: Cuidado! Desconto no IPVA 2025 vira tema de novo golpe por sites e SMS

Um golpe digital recorrente contra brasileiros está de volta. Trata-se da falsa promessa de desconto no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, que pode ser quitado já neste mês.

A equipe do laboratório de cibersegurança da Kaspersky detectou o retorno dessa fraude, que tenta atrair motoristas sob falsas ofertas. A isca é uma mensagem enviada via email, redes sociais, mensagens SMS ou até na forma de resultados patrocinados de buscadores.

No recado ou site, os bandidos fingem ser representantes de órgãos públicos de mobilidade, como o Detran ou a Secretaria da Fazenda de um estado. O recado promete um desconto especial e generoso para pessoas selecionadas ou sorteadas — o que não procede, já que esse tipo de promoção não existe.

Uma das mensagens SMS falsas sobre o pagamento do IPVA. (Imagem: Kaspersky/Reprodução)  Kaspersky/Reprodução Uma das mensagens SMS falsas sobre o pagamento do IPVA. (Imagem: Kaspersky/Reprodução)

Ao clicar nos links, os usuários são direcionados normalmente para páginas fraudulentas que simulam um boleto bancário ou página de cadastro. As possibilidades de fraude são várias, desde o roubo de dados pessoais ou bancários das vítimas até gerar uma falsa guia de pagamento, com o dinheiro indo direto para os cibercriminosos.

A pesquisa da Kaspersky detectou mais de 15 domínios falsos no golpe do IPVA, alguns deles até disfarçados com o domínio ".org". Em alguns deles, há até uma base de dados verídica que encontra o seu veículo pela placa e gera a falsa sensação de que o serviço é legítimo.

Sites falsos aparecem até como anúncios no Google. (Imagem: Itatiaia/Reprodução)  Itatiaia/Reprodução Sites falsos aparecem até como anúncios no Google. (Imagem: Itatiaia/Reprodução)

O golpe é uma modalidade de phishing considerada sofisticada e agressiva, em especial pelo envio massivo de mensagens e sites clonados que são bem construídos. Fraudes similares já foram encontradas em temas recentes como o falso imposto do Pix e supostas encomendas taxadas pelos Correios.

Como se cuidar

Golpes sobre o pagamento anual do IPVA e outras tarefas cotidianas são comuns e operam de forma muito similar. Até por isso, as dicas para reduzir as chances de cair em uma dessas armadilhas também tendem a ser as mesmas.

A principal recomendação é de que você confira as pendências e gere as guias de pagamento do IPVA por canais oficiais do Estado, sejam eles sites oficiais ou aplicativos. Prefira acessar as páginas diretamente pelo endereço, sem usar um buscador, já que eles também podem conter endereços fraudulentos.

Ao fazer o pagamento, fique atento ao destinatário. Nesses casos, a conta de envio do Pix, por exemplo, deve ser de um órgão público ou sistema de processamento e não de uma pessoa física.

Além disso, desconfie de descontos que parecem "cair do céu", como é o caso do atual golpe que sugere o abatimento de 45% na taxa. Há um desconto pela quitação antecipada e à vista do IPVA, mas ela varia de acordo com a região e normalmente não passa de 6% do valor total.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.