DOOM CAPTCHA é a prova de que é possível jogar o game em qualquer lugar

1 min de leitura
Imagem de: DOOM CAPTCHA é a prova de que é possível jogar o game em qualquer lugar

Dá para jogar Doom em praticamente qualquer lugar, e agora também no CAPTCHA — ou quase. O game de 1993 da Id Software foi colocado como desafio para diferenciar máquinas de humanos de forma bem inusitada.

O projeto é de autoria do CEO da Vercel, Guillermo Rauch, empresa que oferece ferramentas para desenvolvimento web. O desenvolvedor utilizou o construtor de sites com inteligência artificial para montar o desafio nostálgico no CAPTCHA.

No DOOM CAPTCHA, o jogador deve matar inimigos do jogo para provar ser um jogador real e não um computador. O personagem é controlado pelos direcionais do teclado e a tecla "Espaço" aperta o gatilho.

O DOOM CAPTCHA prova mais uma vez que é possível jogar Doom em qualquer lugar. (Fonte: Igor Almenara/TecMundo)
O DOOM CAPTCHA prova mais uma vez que é possível jogar Doom em qualquer lugar. (Fonte: Igor Almenara/TecMundo)

Para concluir, é necessário matar pelo menos três inimigos. O desafio pode ser interessante — eu morri algumas vezes, por exemplo.

A ideia de colocar Doom como desafio do CAPTCHA não é totalmente inédita, porém. Uma das implementações mais populares dessa combinação foi lançada em maio de 2021.

É divertido, mas é feito por fã

Obviamente, o DOOM CAPTCHA desenvolvido por Rauch é um projeto de fã e não tem valor algum para verificação de automatização. Além disso, concluir o desafio não oferece acesso a nada, mas dispõe um botão "Tente de novo" para recomeçar a gameplay.

Na mesma página, Rauch oferece um artigo breve que descreve como o DOOM CAPTCHA funciona. No texto, ele destrincha a estrutura necessária para tornar o game jogável, parte do processo de desenvolvimento e outros detalhes.

O código do pequeno app também está disponível publicamente no GitHub.

Você pode jogar DOOM dentro do CAPTCHA no site oficial DOOM CAPTCHA. A ferramenta funciona em qualquer navegador para PC.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.