Com tantas ferramentas e recursos disponíveis online, mesmo quem é experiente na internet pode não conhecer todas ou, então, acabar acreditando em algumas informações falsas ou desatualizadas sobre elas.
Isso é algo muito comum de acontecer com as Redes Virtuais Privadas (VPN), por exemplo, já que há muitas pessoas que têm como base serviços gratuitos ou inseguros. Por tanto, nesse texto exploraremos algumas verdades atuais sobre as VPNs seguras; confira!
5 coisas que você possivelmente não sabe sobre VPN
1. Não é crime
Na maior parte do mundo, utilizar uma VPN não é crime, mesmo quando utilizada para acessar conteúdo com bloqueio regional. Você pode acessá-la normalmente e proteger a sua privacidade de forma totalmente legal.
Entretanto, você NÃO pode utilizar uma VPN para cometer crimes ou outras atividades que firam os termos de uso do serviço ou a sua legislação local. Enquanto os seus dados são encriptados, é possível que serviços de VPN colaborem com as autoridades em caso de investigação de abuso das leis nacionais ou internacionais.
Como mencionado no início, esses são os casos para a maioria. Todavia, há sim países que proíbem totalmente o uso de VPN, como Belarus, Coréia do Norte e Omã, além de outros que impõe restrições aos serviços e aos usuários, como China, Rússia, Índia, Turquia e mais.
2. Ela deixa sua navegação mais rápida
Durante muito tempo acreditava-se que usar uma VPN tornava a conexão mais lenta. E isso pode ser verdade em serviços gratuitos por conta do alto tráfego de usuários. Porém, em serviços premium — como o da Surfshark — o delay é quase imperceptível e a VPN pode ainda deixar sua navegação mais rápida!
Isso acontece pois grande parte das operadoras de internet limitam a velocidade da conexão, fazendo com que você receba menos do que foi contratado. Entretanto, como a VPN criptografa os seus dados de conexão, ela efetivamente evita essas tentativas de limitação, permitindo que você utilize o verdadeiro poder da sua internet para jogar ou assistir vídeos em alta resolução.
3. Ela deixa sua navegação mais segura
Uma boa VPN fará a criptografia de seus dados com os melhores protocolos disponíveis no mercado, assegurando que ninguém possa observar ou registrar as suas atividades sem o seu consentimento.
Além disso, serviços como o da Surfshark oferecem a opção de criptografia dupla e de modo de camuflagem, mascarando seu endereço de IP em servidores ofuscados. Isso dificulta que cibercriminosos consigam invadir os seus dispositivos e contribui para impedir ataques DDOS.
4. Permite acessar conteúdos de outros países
Como já mencionamos anteriormente, bons serviços de VPN tem servidores por todo o mundo. Isso não apenas melhora a sua conexão quando está viajando, mas também permite que você se conecte aos servidores de outros países, mesmo estando em casa, e acesse conteúdos locais.
Essa função permite assistir a filmes e séries que não estão disponíveis no Brasil, ou no país em que você vive, tanto nas plataformas de streaming por assinatura quanto vídeos do Youtube e outros canais, por exemplo.
5. Ajuda a economizar em viagens
Por fim, contar com uma VPN pode te ajudar a economizar em viagens, seja na compra de passagens, reservas de hospedagens, ou mesmo em passeios, ingressos e outras atividades turísticas.
Pode até parecer estranho mas, companhias aéreas, hotéis e agências podem cobrar preços diferentes dependo da geolocalização. Esses serviços também podem utilizar o modelo de preço dinâmico, ou seja: quanto mais você busca ou visita os sites, maior a possibilidade de os preços aumentarem gradativamente.
Com a privacidade da VPN e a possibilidade de trocar a localização, você pode driblar essas cobranças diferenciadas e optar pelo melhor preço.
Quer aproveitar tudo o que uma VPN premium tem a oferecer? Então, visite o site da Surfshark, conheça os seus recursos, garanta a sua assinatura com até 87% de desconto e ainda ganhe 4 meses extras em seu plano!
Categorias