Selfie em vídeo será nova forma de recuperar conta de Facebook e Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Selfie em vídeo será nova forma de recuperar conta de Facebook e Instagram
Imagem: GettyImages
Conteúdo oferecido por

A Meta, empresa dona de Facebook e Instagram, está experimentando um novo mecanismo para ajudar a recuperar uma conta perdida ou invadida nessas redes sociais. A novidade é a confirmação de identidade por meio de uma "selfie em vídeo".

O recurso já é bastante utilizado em outros serviços e envolve a câmera frontal de um aparelho como um smartphone. Além de confirmar a sua aparência em comparação com um cadastro prévio, a função pede que a pessoa faça movimentos simples com a cabeça para evitar que o mecanismos seja enganado por fotos, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Meta vai usar tecnologias de reconhecimento facial para fazer a verificação e, se tudo for confirmado, permitir a recuperação da conta. Atualmente, é possível fazer isso usando um email ou um telefone vinculados ao pefil.

As etapas de configuração e realização da selfie em vídeo.As etapas de configuração e realização da selfie em vídeo.Fonte:  Meta 

Segundo a companhia a selfie em vídeo será criptografada e armazenada de forma segura, sem estar visível para contatos e sendo deletadas dos servidores da empresa após o uso. Por enquanto, não há confirmação sobre quando esse mecanismo será adicionado por padrão nas recuperações de conta.

Reconhecimento facial contra fraudes

Além de recuperação de conta, a Meta confirmou também testes para usar a tecnologia de pareamento de características de rostos na segurança. A companhia vai começar a usar o reconhecimento facial para verificar se algumas postagens usando a aparência de celebridades são na verdade fraudulentas.

De acordo com o comunicado, anúncios que levam a sites falsos que resultam em roubo de dados ou golpes bancários estão cada vez mais comuns e usando deepfakes mais elaborados de celebridades. O reconhecimento facial vai ajudar a identificar se "figuras públicas" realmente gravaram o vídeo ou tiveram a face inserida artificialmente.

Esse método está em fase de testes com um pequeno grupo de celebridades e "tem mostrado resultados promissores no aumento de eficácia e velocidade" de detecção de golpes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.