Google testa selo de verificação em resultados da busca para reduzir golpes

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Em uma nova estratégia para combater a disseminação de golpes, o Google está testando a exibição de um selo de verificação que atesta a legitimidade de sites comerciais nos resultados da busca. O objetivo é evitar que o usuário clique em links direcionando para páginas fraudulentas.

Conforme revelou o The Verge na última sexta-feira (4), o selo azul, semelhante ao utilizado pela Meta em suas redes sociais, aparece ao lado do nome do site nos resultados das pesquisas. Quando ele é mostrado, significa que aquela página é genuína e não uma imitação que traz riscos para o visitante.

O selo azul de verificação atesta a idoneidade daquele site. (Imagem: The Verge/Reprodução)O selo azul de verificação atesta a idoneidade daquele site. (Imagem: The Verge/Reprodução)Fonte:  The Verge/Reprodução 

“Nós regularmente experimentamos recursos que ajudam os compradores a identificar empresas confiáveis online, e atualmente estamos realizando um pequeno experimento mostrando marcas de seleção ao lado de certas empresas no Google”, confirmou a porta-voz de relações públicas da big tech, Molly Shaheen, à publicação.

Ao passar o mouse sobre o selo de verificação, o buscador exibe a seguinte mensagem: “Os sinais do Google sugerem que esta empresa é quem diz ser”. De acordo com Shaheen, a big tech usa dados do Merchant Center e avaliações manuais para averiguar a idoneidade da página.

Ferramenta já existe no Gmail

O recurso que está sendo testado nos resultados da busca é o mesmo existente no Gmail. No serviço de correio eletrônico do Google, o selo azul mostrado ao lado do nome do remetente garante que aquela mensagem foi verificada e autenticada, reduzindo os riscos de golpes.

Segundo a reportagem, a marca de seleção foi vista em links de sites de marcas como Apple, Microsoft, Epic Games, HP, Amazon e Meta. Porém, ela desaparecia ao fazer login em uma conta do Google diferente, sugerindo que a novidade não está disponível para todos, no momento.

Ainda não se sabe quando o selo verificado em links nos resultados da busca será liberado para toda a base de usuários. O recurso autentica páginas das empresas que aderirem à plataforma de verificação da gigante de Mountain View.

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