Auditoria indica que VPN gratuita do Opera não guarda dados de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Auditoria indica que VPN gratuita do Opera não guarda dados de usuários
Imagem: Getty Images/Reprodução
Conteúdo oferecido por Logo SurfShark

Uma auditoria feita pela Deloitte concluiu que o serviço gratuito de rede virtual privada (VPN) integrado ao navegador Opera não registra nem armazena os dados dos usuários, garantindo o anonimato durante a navegação. Detalhes do trabalho foram divulgados pela empresa norueguesa na quarta-feira (25).

O processo envolveu a revisão da infraestrutura da rede VPN fornecida aos usuários do browser, incluindo a análise dos controles em vigor e da configuração técnica do sistema. Também foram revisados os documentos, políticas e procedimentos internos relacionados ao programa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A VPN gratuita é embutida no navegador Opera.A VPN gratuita é embutida no navegador Opera.Fonte:  Opera/Divulgação 

A Deloitte confirmou não ter identificado nenhum caso de não conformidade com a política de não registro de dados declarada anteriormente pela companhia de software, de acordo com o relatório. A empresa de auditoria independente foi contratada para averiguar a alegada privacidade do serviço.

“Com esse resultado positivo, a Opera reafirma seu compromisso em proteger a privacidade dos usuários que confiam nos produtos da Opera por meio de recursos inovadores e que aprimoram a privacidade, bem como políticas e procedimentos robustos”, declarou a responsável pela rede VPN gratuita.

VPN no navegador

Disponível gratuitamente no Opera, Opera GX e aplicativos do Opera para Android e iOS, a solução de VPN é integrada ao navegador da marca, dispensando a instalação de software adicional. Além disso, não exige que o usuário faça login para ter acesso aos recursos oferecidos.

Segundo a Opera, são fornecidas até três opções de localizações gerais, mais de 100 servidores de alta velocidade e não há limite de dados nem de largura de banda. O serviço também conta com criptografia de dados e proteção de vazamento DNS.

Além da VPN gratuita, a empresa comercializa uma opção paga com melhorias como mais de 30 localizações únicas, 3 mil servidores de alta velocidade e autenticação de dois fatores, entre outras funcionalidades extras. A VPN Pro do Opera custa US$ 4 por mês, o equivalente a pouco mais de R$ 21 pela cotação atual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.