Email sigiloso: veja o que é, para que serve e como criar um de graça

2 min de leitura
Patrocinado
Conteúdo oferecido por Logo SurfShark
Imagem de: Email sigiloso: veja o que é, para que serve e como criar um de graça
Imagem: Surfshark

Você sabia que é possível ter e usar uma conta de e-mail totalmente anônima? Isso mesmo, conhecido como email sigiloso, o recurso esconde a identidade do usuário, pois para criar uma conta do tipo não é necessário fornecer nenhum dado identificador, como nome, telefone ou documentos.

Além disso, o email sigiloso também criptografa todas as mensagens, enviadas ou recebidas, incluindo conteúdo em texto, imagens e até os arquivos anexados. E, o melhor, esse serviço pode ser utilizado de forma paga ou mesmo gratuita.

Veja a seguir para quem é recomendado esse tipo de email, como criar uma conta grátis e quais são as diferenças entre o serviço gratuito e o pago.

Tudo sobre email sigiloso

.  GettyImages 

Um dos principais motivos para usuários comuns é se livrar das mensagens SPAM no e-mail principal, por exemplo. Outra razão é mitigar o risco de ter seus dados expostos, caso páginas onde se tem cadastro sofram com ataques, como invasão, ransomware e vazamento de dados.

Mas, há situações em que ter um e-mail sigiloso é crucial, como de jornalistas investigativos, denúncias anônimas, para comunicação em regimes autoritários ou qualquer outro caso em que o usuário possa ter sua vida ou integridade física em risco, ou, então, sofrer retaliações.

Onde fazer um email sigiloso

Há alguns provedores que oferecem o serviço de email sigiloso de gratuitamente, como o Proton Mail, o Tuta Mail, o Guerrilla Mail, o Mailfence, entre outros. Cada um tem vantagens e desvantagens próprias — como níveis de criptografia, espaço disponível, recursos extras, entre outras funcionalidades —, mas todos cumprem o objetivo de proteger a identidade e privacidade do usuário.

Para fins de tutorial, mostraremos como abrir uma conta sigilosa no Proton Mail. Confira o passo a passo:

1. Entre no site desejado e clique na opção de criar uma conta.

.  Proton Mail 

2. Selecione a opção gratuita e confirme.

.  Proton Mail 

3. Crie um endereço para o seu email sigiloso e insira uma senha.

No caso do Proton Mail, a senha deve ter no mínimo 8 caracteres.No caso do Proton Mail, a senha deve ter no mínimo 8 caracteres.Fonte:  Proton Mail 

4. Escolha se deseja linkar o seu email sigiloso à alguma outra conta ou a um número de telefone. Caso contrário, selecione ''Talvez mais tarde'' para prosseguir.

.  Proton Mail 

5. Pronto, o seu email sigiloso está criado e já pode ser usado de forma anônima. 

. , Proton Mail 

Qual a diferença entre o email sigiloso gratuito e o pago?

Como mencionamos anteriormente, há também opções pagas de emails sigilosos, oferecidos tanto pelas mesmas provedoras dos gratuitos ou, então, por serviços especializados em privacidade e segurança na web, como a Surfshark VPN.

As principais diferenças entre as modalidades são:

  • Espaço de armazenamento.
  • Quantidade de endereços de email.
  • Número de usuários.
  • Domínios personalizados.
  • Nível de criptografia e suporte.

Também há recursos extras nas versões pagas, que variam entre os provedores, mas geralmente envolvem espaço na nuvem, calendário, e acesso à produtos como VPN, por exemplo.

A escolha dependerá das necessidades e do orçamento de cada usuário. Mas, o Alternative ID da Surfshark VPN, está incluso em todos os planos que o serviço oferece e, hoje, a assinatura do serviço está partindo de apenas R$ 9,29 ao mês e ainda garante mais 3 meses grátis!

.  Surfshark 

Dessa forma, você pode desfrutar de todas as vantagens de um e-mail sigiloso, criar uma identidade nova — incluindo nome, telefone e endereço — para sites e apps que exigem cadastro, e ainda ter diversos benefícios como VPN completa e segura, Bloqueador de Anúncios e Pop-Ups, entre muitos outros.

Clique aqui para garantir a Surfshark VPN e o Alternative ID com até 81% de desconto + 3 meses grátis!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.