A linha iPhone 16 de smartphones foi apresentada nesta segunda-feira (09) e já virou isca para golpistas em ambientes virtuais. Os novos smartphones da Apple estão sendo usados como isca para atrair consumidores desavisados a partir de ofertas que escondem uma fraude bancária.
Um grupo de pesquisadores da Kaspersky revelou que os celulares viram tema de golpes a partir de promessas de pré-encomendas, ofertas antecipadas e até suporte técnico. Dessa forma, a cibercriminosos tentam atrair quem está interessado no dispositivo ou já tem um dispositivo de gerações anteriores.
A maioria das campanhas mal intencionadas encontradas estão em inglês, mas há também sites falsos em outros idiomas para aumentar o escopo das possíveis vítimas.
O golpe do falso iPhone 16
O estudo identificou anúncios falsos de oferta com um desconto de quase 40% na reserva do dispositivo. Trata-se de um golpe bastante evidente — a pré-venda só começa nos Estados Unidos na próxima sexta-feira (13) a partir do site oficial da Maçã e as entregas estão marcadas para uma semana depois.
Além disso, não é possível obter um corte tão grande no preço do iPhone só por fazer a compra antecipada.
Um dos anúncios falsos de reserva do iPhone 16. (Imagem: Kaspersky/Divulgação)Fonte: Kaspersky
Ao clicar no site, normalmente linkado em redes sociais ou endereços de email, a vítima é levada a preencher um formulário com informações de cobrança e envio para o aparelho. Todos esses dados são roubados pelos cibercriminosos, que podem usá-los para outros golpes ou comercializar as informações em fóruns.
Em uma segunda etapa da fraude, a página gera uma fatura falsa de pagamento que não garante o dispositivo e é apenas uma transferência para os golpistas.
Outra oferta falsa bastante comum é a do suporte técnico para iPhone, supostamente para "atualizar o dispositivo" ou servir de espaço para relato de perda ou roubo do aparelho. Neste caso, os golpistas estão atrás do Apple ID, a conta que permite acessar os serviços da marca.
A página do falso suporte técnico quer roubar login e senha. (Imagem: Kaspersky/Divulgação)Fonte: Kaspersky
Neste caso, o anúncio foi visto também em espanhol, o que significa que pessoas de mais regiões podem virar vítima da falsa central de atendimento.
Em ambos os casos, a recomendação é acessar serviços como compra e suporte técnico apenas pelo site oficial da Maçã ou aplicativos de confiança.
Fontes
Categorias