Dorival Júnior tem WhatsApp clonado e golpista pede dinheiro a Galvão Bueno

1 min de leitura
Imagem de: Dorival Júnior tem WhatsApp clonado e golpista pede dinheiro a Galvão Bueno

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, teve o WhatsApp clonado e passou a ser alvo de golpistas, conforme revelou o Lance! na terça-feira (3). O cibercriminoso que finge ser ele começou a pedir dinheiro para jogadores e outras pessoas envolvidas com o mundo do futebol, como o narrador Galvão Bueno.

Usando uma foto do ex-treinador do São Paulo, o autor da fraude tem divulgado uma suposta campanha de arrecadação de valores para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O invasor pede doações via Pix que seriam repassadas às pessoas que sofreram com as chuvas fortes entre abril e maio.

Dorival Júnior assumiu o comando da Seleção Brasileira no início de 2024.  Getty Images/Reprodução 
Dorival Júnior assumiu o comando da Seleção Brasileira no início de 2024.

Procurado pelo golpista, o antigo narrador da Globo estranhou a mensagem e entrou em contato com Júnior, alertando sobre a campanha. Outros famosos e conhecidos do comandante da Seleção também teriam sido alvos do cibercriminoso, mas não foi informado se essas pessoas chegaram a fazer transferências.

Em Curitiba (PR) para o jogo do Brasil contra o Equador na sexta-feira (6), Dorival Júnior registrou um boletim de ocorrência logo após tomar conhecimento da clonagem do seu WhatsApp. Ele tem avisado aos contatos a respeito da tentativa de fraude, pedindo às pessoas para que não enviem as quantias solicitadas.

WhatsApp clonado: o que fazer?

Quem é vítima da clonagem do app de mensagens deve fazer o mesmo que o treinador da Seleção Brasileira: registrar boletim de ocorrência e alertar os contatos. Além disso, é importante pedir a quem receber a mensagem que denuncie a conta fraudulenta ao serviço da Meta.

Isso pode ser feito tocando no ícone dos três pontinhos, na tela da conversa com o golpista, depois pressionando as opções “Mais” e “Denunciar”. Selecione se quer bloquear o contato e apagar a mensagem (tire prints antes do processo) e informe o motivo da denúncia.

Já em relação à prevenção desse tipo de fraude, vale ativar a proteção em duas etapas do WhatsApp, habilitar os alertas de segurança para saber se alguém tentou ativar sua conta em outro celular e limitar as pessoas que podem ver a sua foto. Também é importante ter cuidado com links compartilhados por desconhecidos no app.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.