Rede social VK sofre vazamento de dados; 390 milhões de usuários expostos

1 min de leitura
Imagem de: Rede social VK sofre vazamento de dados; 390 milhões de usuários expostos

A plataforma VK foi alvo de uma invasão que resultou no vazamento de dados de usuários. Ao todo, foram extraídos detalhes pessoais de pouco mais de 390 milhões de cadastrados na rede social de origem russa.

O cibercriminoso responsável pela ação foi HikkI-Chan, que publicou os detalhes e a base de dados no Breach Forums. O arquivo contendo as informações tem cerca de 27 GB e está no idioma russo, o que pode dificultar o uso por estrangeiros.

rede social vkUm trecho da planilha com dados vazados do VK

Análises iniciais dos dados vazados indicam que as informações roubadas incluem detalhes como nome completo, país de origem, cidade, endereço para a imagem do perfil e email usado no cadastro. Apesar de não comprometerem contas, elas podem ser usadas na criação de perfis falsos nesse e em outros serviços para aplicação de golpes, por exemplo.

Conhecido pela semelhança com plataformas como Facebook e o finado Orkut, o VK é uma das redes sociais de mais popularidade na Rússia, além de ser muito usado em regiões como Belarus, Cazaquistão e outras repúblicas do leste europeu que eram parte da União Soviética.

O VK foi hackeado?

O site HackRead entrevistou HikkI-Chan para saber mais detalhes sobre o vazamento. O hacker alega que não invadiu ou fez raspagem de dados (data scraping) da rede social, ou seja, ela não teve uma vulnerabilidade diretamente explorada.

A brecha ocorreu em um serviço terceirizado que tem algum vínculo com o VK e possibilitou o acesso a essas informações. Até o momento, não se sabe qual foi a origem exata do vazamento e o VK ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

VKAlgumas das bases de dados obtidas pelo hacker do VK

O serviço VK foi lançado como VKontakte em 2006 por Pavel Durov, o mesmo cofundador e CEO do Telegram que foi recentemente preso na França e agora responde por uma série de crimes no país europeu.

Porém, há anos o empresário não tem mais relação com a plataforma. Ela passou anos como propriedade da gigante Mail.ru e atualmente tem como donos um conglomerado bancário e uma companhia de seguros na Rússia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.