Instabilidades globais te deixam mais vulnerável? Saiba como se proteger

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Instabilidades globais te deixam mais vulnerável? Saiba como se proteger
Imagem: Surfshark

Em um intervalo de apenas 11 dias, dois grandes acontecimentos demonstraram a fragilidade que infraestruturas digitais globais ainda enfrentam. Tanto o ataque DDoS à Microsoft quanto o apagão cibernético causado pela CrowdStrike — e que também afetaram serviços da big tech — trouxeram prejuízos bilionários e destacaram a importância de medidas robustas de segurança online.

Tanto para empresas quanto para usuário físicos, uma das ferramentas que contribuem para aumentar a segurança é a VPN (Virtual Private Network). Continue lendo para entender os problemas causados por esses incidentes e como uma VPN pode ajudar a proteger seus dados e privacidade em casos semelhantes.

Apagão Cibernético da Crowdstrike

a

Tudo começou no último dia 19 de junho, uma sexta-feira, quando a empresa de cibersegurança CrowdStrike lançou uma atualização malsucedida que resultou na queda temporária de serviços críticos para diversas organizações ao redor do mundo.

O impacto generalizado afetou diversas empresas que usam os serviços da CrowdStrike em seu sistema Windows. Cerca de 8,5 milhões de computadores foram atingidos, causando prejuízos financeiros de US$ 5,4 bilhões.

Setores como saúde, instituições financeiras e companhias aéreas foram os mais impactados, resultando em problemas de agendamentos de consultas, apps de internet banking inacessíveis, além de filas enormes em aeroportos e voos atrasados ou cancelados.

Ataque DDoS à Microsoft

Fonte:  GettyImages 

Apenas 11 dias após esse incidente, outro grande problema afetou novamente a Microsoft. No dia 30 de junho, uma terça-feira, a big tech sofreu um ataque DDoS (Distributed Denial of Service), causando interrupções significativas em seus serviços.

Ataques do tipo DDoS tem como objetivo sobrecarregar servidores com um volume excessivo de solicitações, tornando seus serviços indisponíveis. E, no caso da Microsoft, o ataque foi amplificado por "um erro na implementação das nossas defesas", segundo a companhia.

Isso fez com que, durante quase 10h, milhões de usuários tivessem dificuldade para acessar os serviços Microsoft 365, PurView, Azure App Services, Application Insights, Azure IoT Central, Azure Log Search Alerts e Azure Policy.

Como a VPN pode ajudar nesses casos?

Esses ataques não causam apenas transtornos imediatos, como interrupção de operações e serviços ou perdas financeiras, mas podem expor os usuários a vulnerabilidades como roubo de dados, invasão de contas e infecção de dispositivos por malware.

Diante ameaças como essas, é recomendado o uso de uma VPN robusta, como a da Surfshark. Isso porque, ela oferece camadas adicionais de proteção à sua rede, criando um caminho criptografado entre o dispositivo e a internet.

Fonte:  Surfshark 

A VPN mascara o endereço IP do usuário, protegendo seus dados e sua navegação contra interceptações. Isso é especialmente útil contra ataques DDoS às empresas com servidor próprio, por exemplo, já dificulta aos cibercriminosos direcionarem o ataque a um IP específico.

No caso apagões regionais, por exemplo, a VPN pode redirecionar o acesso para servidores localizado em países que não estejam afetados minimizando o impacto da interrupção aos serviços.

Proteja-se com Surfshark VPN

Além das funções já mencionadas, a Surfshark VPN oferece diversos recursos que aumentam a sua segurança online, como:

  • Criptografia forte AES-256-GCM, com mais de 3200 servidores distribuídos em 100 países e DNS privado em cada servidor.
  • Kill Switch que desconecta a internet automaticamente caso a conexão VPN caia, garantindo que seus dados não sejam expostos.
  • MultiHop encaminha sua conexão através de vários servidores, tornando ainda mais difícil rastrear suas atividades.
  • CleanWeb para uma navegação sem anúncios, rastreadores, malware e tentativas de phishing.
  • No-Logs Policy com garantia de que nenhuma atividade online, informação pessoal ou registro técnico de conexão sejam registrados, preservando sua privacidade.

Em um mundo onde as ameaças cibernéticas estão em constante evolução, atingindo até as gigantes de tecnologia, você pode contar com a Surfshark VPN e seus recursos de segurança, para navegar com mais tranquilidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.