Os novos recursos de proteção contra roubo do Android enfim chegaram ao Brasil, anunciou o Google nesta quarta-feira (07). As ferramentas utilizam sensores e a conexão constante do celular para detectar quando o celular é roubado e permitir o bloqueio de tela à distância.
Ao todo, o Android oferece três diferentes funções para proteger o usuário de ter dados sensíveis roubados em casos de assaltos ou furtos: o Bloqueio de Detecção de Roubo; o Bloqueio Remoto e o Bloqueio de Dispositivos Offline.
O Brasil é o primeiro país a receber a função de Bloqueio por Detecção de Roubo. A novidade foi anunciada pela empresa em maio deste ano, mas foi formalmente apresentada ao país no mês seguinte.
O Google lançou as proteções contra roubo no Brasil. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
Abaixo, entenda melhor o que cada recurso de segurança faz:
- Bloqueio de Detecção de Roubo: o recurso usa sensores do celular para detectar se alguém arranca o aparelho da mão do usuário e foge em alta velocidade (correndo, de bicicleta, de moto ou carro). Se o movimento for detectado, o celular é bloqueado rapidamente;
- Bloqueio Remoto: essa ferramenta é um complemento ao Encontre Meu Dispositivo, permitindo que o usuário bloqueie a tela do celular usando apenas o número de telefone associado ao aparelho;
- Bloqueio de Dispositivo Offline: se o celular tem a rede desativada por longos períodos, a função bloqueia o aparelho para proteger os dados do usuário.
Como ativar o Bloqueio de Detecção de Roubo?
As ferramentas podem ser ativadas indo em Configurações > Google > Todos os serviços > Proteção contra roubo. Elas estão disponíveis para todos os aparelhos com Android 10 (ou superior).
Segundo o Google, as proteções são distribuídas para todos os usuários do país ao longo das próximas semanas. Provavelmente, a novidade deve estar contida em uma atualização do Google Play Services, geralmente baixada de forma automática.
O Google menciona que os três recursos ainda estão em fase Beta e continuam em desenvolvimento. A empresa encoraja que os usuários forneçam feedback sobre as funções para aprimorá-las em futuras atualizações.
Fontes