Motorista de 'carro do golpe' que roubava contas bancárias é preso em SP

1 min de leitura
Imagem de: Motorista de 'carro do golpe' que roubava contas bancárias é preso em SP
Imagem: Secretaria da Segurança Pública de São Paulo

Um motorista do "carro do golpe" foi preso em São Paulo na terça-feira (23). O homem de 21 anos era pago para conduzir o veículo enquanto roubava dados de motoristas e passageiros no trânsito da cidade.

Dentro do carro havia um computador e uma antena que, juntos, detectava e disparava SMS de forma automatizada para os celulares próximos. O conteúdo persuadia o usuário a entregar dados pessoais ao se passar por bancos nacionais conhecidos.

Na mensagem, a vítima era informada de que havia dinheiro para resgatar em uma página web. O link anexado encaminhava o alvo para uma página de banco falsa em que eram solicitadas informações sensíveis, incluindo a senha da conta bancária.

O carro conseguia detectar e disparar mensagens para veículos em um raio de 5 metros.O carro conseguia detectar e disparar mensagens para veículos em um raio de 5 metros.Fonte:  G1/Reprodução 

Nesse momento, os golpistas se apropriavam das informações e tiravam todo o dinheiro da conta da vítima.

Passeio em bairros nobres de São Paulo

Segundo a polícia, o criminoso circulava pelas mesmas áreas — bairros nobres de São Paulo. Ele passava por regiões como Jardins (Centro), Pinheiros (Zona Oeste), Tatuapé (Zona Leste) e Itaim Bibi (Zona Sul). A prisão aconteceu na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Zona Leste de São Paulo.

O motorista preso, Everton Nascimento de Oliveira de 22, era apenas mão de obra da quadrilha. "Ele recebia R$ 1 mil por semana para dirigir o veículo. O notebook ficava instalado no banco traseiro. No porta-malas ficava bateria, antena e outra parte do equipamento", explicou o delegado do 42° Distrito Policial (DP), Alexandre Bento, ao G1.

As mensagens convenciam o usuário a acessar um link falso para resgatar dinheiro.As mensagens convenciam o usuário a acessar um link falso para resgatar dinheiro.Fonte:  G1/Reprodução 

Contido, Everton foi indiciado por associação criminosa, invasão de dispositivo informático, uso clandestino de sistema de telecomunicação, corrupção de menor de 18 anos e por dirigir veículo sem habilitação, já que não tinha carteira de motorista.

Agora, a missão da polícia identificar e rastrear os outros membros da quadrilha. Um dos envolvidos pode ser a namorada do motorista preso, uma adolescente que ajudava a movimentar o dinheiro das vítimas, afirmou a polícia.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.