A Avast foi multada em US$ 16,5 milhões por armazenar e vender dados de usuários sem consentimento. A decisão foi anunciada pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos na quinta-feira (22).
A coleta de dados aconteceu através do antivírus e da extensão para navegador do Avast de 2014 até 2020, segundo a queixa da FTC. Usuários tiveram seus hábitos na web monitorados, gerando dados de perfil, como religião, saúde, inclinação política, localização, finanças pessoais e mais.
Avast é multada por coleta e venda de dados dos usuários.Fonte: GettyImages
Todas as informações foram guardadas por tempo indeterminado pela Avast, que posteriormente vendeu o conteúdo para mais de 100 clientes externos sem notificar os consumidores, aponta o documento.
A investigação sobre a coleta de dados aconteceu em 2020, depois que os sites Motherboard e PCMag acessaram documentos internos da companhia. A apuração apontou que até pesquisas no Google, buscas no Maps e perfis visitados no LinkedIn foram registrados.
Após a acusação, a Avast cessou todos os mecanismos de coleta de informações. Porém, para a FTC, a companhia não foi eficiente em tornar os dados anônimos.
O que diz a Avast
Contactado pelo The Verge a Avast reiterou a "missão de proteger e empoderar a vida digital de usuários". "Embora discordemos das alegações e da caracterização dos fatos da FTC, temos o prazer de resolver essa questão e esperamos continuar servindo nossos milhões de clientes em todo o mundo", complementou em comunicado.
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