A Samsung apresentou recentemente o Auto Blocker, uma nova ferramenta de segurança que promete aprimorar a proteção de aparelhos da linha Galaxy. Totalmente opcional, o recurso garante mais controle sobre a experiência geral, protegendo o usuário de ameaças do dia a dia.
A seguir, confira mais detalhes sobre o funcionamento da solução de segurança, suas principais funções e quais aparelhos podem utilizá-la.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Bloqueio para sideloading
A primeira capacidade do Auto Blocker é a proteção nativa contra downloads de apps de fontes desconhecidas — também conhecido como "sideloading". A prática, embora importante para garantir maior profundidade de personalização, pode servir como porta de entrada para malwares.
A proteção da Samsung evita que apps maliciosos sejam instalados no celular.Fonte: GettyImages
Por padrão, o recurso é desativado nas configurações do celular, já que sideloading é algo bem comum. Porém, aqueles que quiserem da proteção, podem habilitá-la e restringir os downloads de programas somente de fontes confiáveis, como Samsung Store e Play Store.
Proteção contra malwares
Todas as instalações de aplicativos feitas por conexão USB são verificadas pelo Auto Blocker. A função impede que o usuário seja vítima de apps maliciosos quando outra pessoa tem acesso físico ao aparelho, como em entradas USB públicas.
Por fim, outro recurso do Auto Blocker é o Message Guard. A função ajuda a evitar ataques "Zero Click" (ameaças acionadas sem qualquer ação por parte do usuário) ou mensagens que contém código malicioso.
Nova função da One UI promete melhorar segurança dos celulares Galaxy.Fonte: Samsung
A proteção do Message Guard está disponível nos principais mensageiros, incluindo Facebook Messenger, Telegram e WhatsApp.
Quais celulares podem usar a função?
O Auto Blocker da Samsung está presente na One UI 6, a versão mais recente da interface do Android produzida pela Samsung. A atualização para o novo sistema chega para celulares de várias faixas de preço, incluindo a linha principal deste ano, a Galaxy S23.
No final de outubro, a nova interface da Samsung começou a ser distribuída para os Galaxy S23. Por enquanto, não há previsão para a chegada da One UI 6 para todos os dispositivos.
Enquanto isso, você pode conferir neste link uma lista com todos os celulares Galaxy compatíveis com a atualização e, também, com o Auto Blocker.
Fontes