A Amazon oficializou nesta segunda-feira (23) a chegada do suporte ao login com chave de acesso (passkey) no aplicativo para iOS e na versão web da plataforma de compras online. O recurso, que substitui a tradicional autenticação por senha, também foi adotado recentemente pelo WhatsApp, além de estar disponível no Google.
Com a funcionalidade habilitada, é possível fazer login em uma conta na gigante do e-commerce usando os dados biométricos cadastrados no celular, como o reconhecimento facial ou a leitura de impressão digital. Outra possibilidade é a utilização do mesmo código PIN que serve para desbloquear a tela do aparelho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O login com reconhecimento facial, leitura de digital ou PIN já está disponível no app da Amazon para iOS.Fonte: Amazon/Divulgação
De acordo com a companhia, trata-se de uma ferramenta mais segura e conveniente em relação aos códigos alfanuméricos convencionais, já que as passkeys não podem ser compartilhadas com terceiros. Além disso, elas não são suscetíveis aos ataques de phishing, que facilitam o roubo de dados.
“Quando um cliente usa uma chave de acesso na Amazon, isso prova que ele tem acesso ao dispositivo e é capaz de desbloqueá-lo. Os clientes não precisam mais se preocupar em lembrar senhas exclusivas ou em usar identificadores fáceis de adivinhar, como nomes ou aniversários”, explicou a gigante varejista, em comunicado.
E no Android?
Conforme a empresa, o suporte ao passkey já está disponível para todos os clientes que acessam a plataforma de compras pelo site, via navegador. A disponibilidade no app Amazon Shopping para iOS acontecerá de forma gradual, podendo não chegar a todos de imediato.
Para habilitar a ferramenta, é necessário ir à opção “Sua conta”, clicar em “Login e segurança”, depois em “Configurar”, ao lado de “Chaves de acesso”, e seguir as instruções na tela. Em seguida, o cliente poderá utilizar a biometria ou o PIN para confirmar sua identidade, no próximo acesso.
Quanto ao lançamento do login com chaves de acesso no app da Amazon para Android, a varejista informou que a função chegará em breve ao sistema do Google, mas não divulgou nenhum prazo. É importante lembrar que as senhas continuam disponíveis para login na conta.