Sony fala pela primeira vez sobre suposto ataque de ransomware; entenda o caso

1 min de leitura
Imagem de: Sony fala pela primeira vez sobre suposto ataque de ransomware; entenda o caso
Imagem: GettyImages

A Ransomed.vc, uma gangue especializada em ransomware, teria supostamente roubado os dados da Sony. Os criminosos estariam comercializando online alguns documentos, como uma apresentação de slides sobre testes internos, arquivos em Java e capturas de tela mostrando seções da intranet da companhia.

De acordo com o grupo, caso ninguém compre os dados, eles serão divulgados na próxima quinta-feira (28). Ao ser procurada, a Sony disse ao IGN que está investigando o caso, mas não comentou se o ataque realmente ocorreu ou não.

A mensagem de divulgação da suposta invasão.A mensagem de divulgação da suposta invasão.Fonte:  Cyber Security Connect 

"Nós conseguimos com sucesso comprometer todos os sistemas da Sony. Não vamos sequestrar eles! Nós venderemos os dados, porque a Sony não quer pagar. OS DADOS ESTÃO À VENDA! ESTAMOS VENDENDO TUDO!", diz a mensagem oficial do grupo a respeito do ataque.

Uma análise inicial aponta ainda que as capturas de tela dos arquivos mostram que os dados não seriam suficientes para alegar que os hackers teriam invadido "todos os sistemas" da companhia.

A maioria dos documentos estaria em japonês, sugerindo que o alvo do ataque teria sido a divisão daquele país, apesar de não ter indicativos de quais foram as unidades afetadas. Vale lembrar que a Sony tem divisões de games, cinema e eletrônicos de consumo, citando apenas as mais conhecidas.

Longo histórico de hacks na Sony

O Ransomed.vc é uma gangue de ransomware relativamente recente em formação, com membros provavelmente localizados na Rússia e Ucrânia. O grupo teria conexões com outras gangues do setor.

Caso seja verdade, a invasão será mais um ataque de grande porte no histórico da Sony envolvendo cibercriminosos. A plataforma de loja digital e jogos online PlayStation Network foi derrubada em 2011 e durante o Natal de 2014.

A PSN já passou por ao menos dois grandes ataques em 15 anos.A PSN já passou por ao menos dois grandes ataques em 15 anos.Fonte:  Sony 

Além disso, a Sony Pictures teve servidores comprometidos e dados roubados por hackers possivelmente ligados à Coreia do Norte após a produção de um filme de comédia que satirizava a figura do presidente do país.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.