A Meta e o Ministério da Justiça anunciaram, nesta quarta-feira (30), o lançamento de um sistema que acionará alertas sobre o desaparecimento de crianças no Brasil. As notificações serão enviadas para usuários do Facebook e Instagram que estiverem em um raio de 160 km de onde o menor de idade foi visto pela última vez.
Os chamados Amber Alerts aparecerão no feed das redes sociais e mostrarão detalhes como fotos e descrição das roupas que as crianças estavam usando antes de sumir. Já presente em mais de 30 países, a plataforma foi lançada por aqui primeiro no Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais, sendo que a promessa é que outros estados receberão ao longo dos próximos meses.
Quando os usuários se depararem com um alerta, poderão clicar para verificar mais detalhes sobre um desaparecimento. Além disso, a ideia da iniciativa é que as pessoas contribuam com as investigações dando informações úteis para as autoridades.
- Leia Mais: Como manter as crianças seguras na internet
Os Amber Alerts serão disponibilizados para todos os usuários que estiverem em um raio próximo da ocorrência de desaparecimento (Imagem: Divulgação/Meta)
De acordo com a big tech, os Amber Alerts são ativados em casos mais graves de desaparecimentos. Neste sentido, casos de crianças que sumiram em circunstâncias suspeitas ou que existem riscos de morte ou lesão corporal serão notificados no Facebook e Instagram.
O que são Amber Alerts?
A Meta explicou que para realizar este trabalho foi feita uma extensa colaboração com autoridades públicas, incluindo o Ministério da Justiça. As equipes das redes sociais foram treinadas para utilizar o sistema e garantir que a distribuição dos alertas seja feita da melhor maneira possível.
A logística vai funcionar da seguinte maneira: quando as autoridades identificarem um caso que atenda aos critérios estabelecidos, a Meta será informada. Depois disso, a companhia emitirá o alerta rapidamente para os usuários do Facebook e Instagram.
A ideia dos Amber Alerts é que as pessoas ajudem as autoridades a identificar crianças raptadas (Imagem:grinvalds/Getty Images)
Flávio Dino, ministro da Justiça, participou do lançamento do projeto em Brasília ao lado de autoridades como o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.
Os Amber Alerts são um sistema de alerta de raptos de criança criado nos Estados Unidos na década de 90. Em inglês, ele é um acrônimo para America’s Missing: Broadcast Emergency Response, ou "Desaparecidos da América: Transmissão de resposta de emergência", em tradução livre. O nome foi escolhido em lembrança a Amber Hagerman, uma menina de 9 anos que foi sequestrada e morta no Texas.
Fontes