A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu na quinta-feira (20) um alerta para golpes envolvendo o Programa Desenrola Brasil. Recém-lançada pelo governo federal, a iniciativa objetiva facilitar as renegociações de dívidas bancárias, reintroduzindo as pessoas com restrição de crédito na economia.
Conforme a entidade, golpistas podem usar links falsos e técnicas de engenharia social para enganar os clientes de bancos, induzindo as vítimas a fornecer dados sigilosos que serão utilizados em outras fraudes. A campanha envolve ainda a realização de pagamentos para os criminosos.
“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e patrocinados em sites de busca”, recomenda o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini. Ele alerta ainda para que o endividado não envie valores para garantir supostas melhorias nas condições de renegociação.
O Desenrola Brasil deve beneficiar cerca de 70 milhões de pessoas.Fonte: Governo Federal/Divulgação
Na fase inicial, o Desenrola Brasil contempla as pessoas com débitos de até R$ 100, que terão o nome limpo, possibilitando solicitar empréstimos, fechar contrato de aluguel e outras operações, mas a dívida não será perdoada. Pessoas com renda de até R$ 20 mil também podem renegociar débitos bancários contraídos até 31 de dezembro de 2022, nesta etapa.
Procure os canais oficiais dos bancos
As pessoas interessadas em renegociar dívidas no Desenrola Brasil devem procurar informações junto aos canais oficiais da instituição financeira com a qual possuem débito, como orienta a Febraban. O contato pode ser feito nas agências ou por meio do internet banking e apps bancários.
Se for acessar o site do banco, é melhor que o próprio usuário digite o endereço da página no navegador, prestando atenção ao domínio. Ao entrar no site, verifique o layout e os selos de segurança, pois os golpistas podem criar páginas fraudulentas muito semelhantes às originais.
Caso o acordo envolva o pagamento de boleto, o cliente deve verificar se o dinheiro está sendo enviado realmente para o banco em que possui pendência. Outra dica é desconfiar de comunicados supostamente enviados pela Febraban sugerindo a renegociação de dívidas — a entidade esclarece que não envia este tipo de documento.
Fontes
Categorias