De forma cotidiana, podemos receber inúmeras ligações por dia e nem sempre elas são de nossos próprios contatos. .
Atualmente, é preciso ficar esperto ao receber essas ligações, sobretudo por conta de um novo golpe que vem se popularizando cada vez mais: o da falsa central de atendimento. Já ouviu falar?
Logo abaixo, você vai descobrir como os criminosos agem e ainda como é possível se proteger desse tipo de fraude. Aproveite!
O golpe da falsa central de atendimento pode fazer vítimas com facilidade. Fonte: Getty Images
Como funciona o golpe da falsa central de atendimento?
Tudo acontece seguindo o protocolo habitual de uma empresa séria que atua no mercado e que você tem algum tipo de vínculo. Na maioria das vezes, os criminosos se passam por atendentes de instituições financeiras, pois é a partir de informações inventadas que conseguem enganar pessoas comuns.
A ligação vem de um número desconhecido, mas que poderia ser facilmente de qualquer central de atendimento. Ao falar com as vítimas, os golpistas são bastante cordiais e tentam explicar tudo da melhor forma possível.
Nesse contexto, o golpe pode acontecer de duas formas. Na primeira delas, será informado que você tem algum problema muito grave em sua conta, como uma movimentação estranha que, eventualmente, o banco bloqueou por desconfiar de uma suposta fraude.
A partir disso, do outro lado da linha, as vítimas são instruídas a fazerem depósitos, transferências, entre outras transações para conseguirem desbloquear a conta.
Os golpistas utilizam-se de táticas que farão com que as vítimas acreditem em suas informações. Fonte: Getty Images
Na segunda forma, há a confirmação de dados. Os golpistas fazem uma série de perguntas sobre documentos comuns de cadastro, mas também podem pedir a sua combinação de senha, os números do seu cartão e muito mais.
De modo a não deixar qualquer dúvida na mente das vítimas, as ligações costumam passar uma veracidade impressionante, fazendo com que aqueles que atenderam o telefone acreditem que realmente estejam falando com a instituição que confiam.
Mas, como se manter protegido do golpe da falsa central de atendimento?
Apesar da polidez, a cordialidade e as informações quase verídicas, há muitas brechas para serem analisadas que podem ser úteis ao identificar se você está caindo em um golpe.
Antes de qualquer coisa, lembre-se de que dificilmente instituições financeiras irão te ligar para pedir números de cartões ou senhas. Além do mais, há informações pedidas para que sejam confirmadas que não devem ser passadas via telefone.
Atente-se para isso: se alguém está te ligando, você não deve confirmar nenhum dado. Portanto, a recomendação é desligar o telefone sempre que houver esse pedido.
Sempre desconfie de alguma chamada quando te informarem que há algo de errado com sua conta bancária, com seu aplicativo de transações e outras questões do tipo, pois, na maioria dos casos, os bancos não irão resolvê-los via atendimento telefônico.
Junto disso, é válido destacar que, nesses casos, os próprios usuários são quem irão detectar esses problemas eventuais e acionar as instituições para sua resolução.
É possível se proteger contra o golpe da falsa central de atendimento. Fonte: Getty Images
Outra forma de se proteger é, em caso de desconfiança, desligar o telefone sem pensar duas vezes. Se, de fato, existe algum problema, você irá saber o quanto antes, talvez por outros meios, e poderá procurar pela efetiva resolução.
Ligar pelos canais oficiais de sua instituição financeira também pode ser um bom caminho para identificar problemas. Por fim, não faça a instalação de nenhum aplicativo pedido por qualquer atendente via telefone, pois eles podem conter malwares e outras ameaças cibernéticas.
Já cai no golpe e agora? Entenda o que é possível fazer
Mesmo com diversas recomendações e boas práticas para combater golpistas, há muitas pessoas sem acesso a essas informações e que irão ceder à vontade dos criminosos. Ainda assim, nem tudo está perdido e é possível reverter a situação.
Nesse caso, é importante informar a instituição financeira que você sofreu um golpe ou tentativa de golpe e conversar com os atendentes oficiais para encontrar soluções eficazes para o problema.
Muitos bancos possuem sistemas antifraude e podem reverter transações do tipo. Vale destacar ainda que trocar sua senha, bloquear seus cartões e atualizar as medidas de segurança nos seus aplicativos também pode ser algo paliativo.
Ao cair neste golpe, não se preocupe. É possível buscar soluções para reaver o que foi perdido.Fonte: Getty Images
Não hesite ainda em fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Atualmente, esse serviço também pode ser realizado via internet, fornecendo algumas garantias e provas às vítimas. Assim, você também estará contribuindo para que outras pessoas não caiam nesse tipo de golpe.
Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para estar atento e se prevenir de situações que podem te colocar em risco. Se desejar, vale a leitura da matéria sobre atualização constante sobre ataques cibernéticos. Até mais!
Fontes
Categorias