Novos tipos de golpes com inteligência artificial (IA) estão usando nomes de celebridades para atrair uma maior quantidade de vítimas, facilitando o roubo de dados e dinheiro. É o que alertam os pesquisadores da Avast, em um relatório divulgado recentemente.
De acordo com a empresa de segurança cibernética, as campanhas maliciosas têm como alvo pessoas interessadas em realizar investimentos nos mercados de ações e criptomoedas. Os golpistas se passam por especialistas da área financeira e afirmam utilizar ferramentas de IA para garantir o melhor retorno possível aos clientes.
Tentando passar uma maior credibilidade, os autores usam nomes de famosos, como o dono do Twitter e CEO da Tesla, Elon Musk, em anúncios falsos que estão sendo espalhados no Facebook e no Instagram. No texto fictício, as personalidades anunciam um suposto “método revolucionário” para enriquecer rápido.
Exemplo de anúncio fraudulento explorando a imagem de Elon Musk para atrair as vítimas.Fonte: Avast/Reprodução
Ao clicar em uma destas publicidades fraudulentas, as vítimas dos golpes com inteligência artificial são redirecionadas a um portal de investimentos, igualmente falso. Nestas páginas, o visitante é persuadido a fornecer seus dados e, em alguns casos, a pagar uma taxa de entrada para começar a usar a tecnologia, conforme o relatório.
Tendência atual
Depois de se cadastrar na plataforma falsa e efetuar o pagamento solicitado, a vítima não terá acesso a nenhum tipo de ajuda da IA para investir e ficará sem a quantia depositada. Além disso, corre o risco de ter seus dados utilizados em outros tipos de golpes.
Segundo o analista sênior de malware da Avast, Alexej Savchin, a empresa detectou um grande aumento de golpes com inteligência artificial nas últimas semanas, com os cibecriminosos aproveitando a popularidade da tecnologia, graças a ferramentas como o ChatGPT. Por isso, é preciso prestar atenção para não cair na fraude.
“Aconselhamos as pessoas a desconfiarem de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade e invistam apenas por meio de plataformas verificadas”, ressaltou Savchin. Para ele, as ações maliciosas envolvendo a IA são uma tendência, exigindo ainda mais cuidados.
Todo cuidado é pouco, ainda mais quando a proposta parece ser boa demais para ser verdade. Fique de olho e não caia em golpes como esse!
Fontes