O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a SaferNet Brasil lançaram um site para que as pessoas enviem denúncias sobre ameaças e ataques contra escolas. A plataforma garante que as denúncias são anônimas e que as informações serão apuradas sob sigilo.
De acordo com o Governo Federal, qualquer pessoa pode informar sobre atitudes suspeitas, mensagens e comunicações na internet que sugerem violência contra instituições de ensino.
Na página, que pode ser acessada aqui, é preciso adicionar o endereço da página da internet onde está a atitude suspeita e ainda deixar um comentário. No campo do comentário é sugerido inserir o maior número de informações possível.
O denunciante pode descrever, por exemplo, fatos relevantes como o município, estado, escola da denúncia e mídia social de origem da ocorrência.
A página salienta que em caso de emergência é preciso entrar em contato com o 190 ou delegacia de polícia mais próxima.
Operação Escola Segura
O lançamento do site de denúncias de ameaças e ataques contra escolas integra a Operação Escola Segura. A mobilização do Governo Federal vai vigorar por tempo indeterminado, de forma contínua e durante vinte e quatro horas por dia.
A ação tem como objetivo realizar ações preventivas e repressivas contra a violência nas escolas. O trabalho reunirá polícias e entidades como delegacias contra crimes cibernéticos das principais regiões do Brasil.