Um novo golpe envolvendo o nome da marca chinesa Shein tem se alastrado pela internet nos últimos dias. Vídeos de influenciadores digitais divulgando um aplicativo que supostamente garante dinheiro fácil para avaliar peças da fast fashion rodaram nas redes sociais.
Segundo os influencers, a Shein estaria falindo e contratando pessoas para avaliar os produtos e, com isso, impulsionar as vendas. O usuário só precisaria baixar o aplicativo, acessar as peças e avaliar com "gostei" ou "não gostei". Ao fazer isso, a pessoa ganharia valores em dinheiro por PIX diretamente pelo app.
O golpe foi denunciado por Guga Figueiredo, conhecido nas redes por expor propagandas enganosas de influenciadores no Instagram. Nos vídeos, Guga lista nomes de influenciadores que ajudaram a divulgar o aplicativo falso para os seguidores.
“Os influencers ganham comissão em cima do golpe, porque tem o nome deles nos links do checkout do pagamento”, diz Figueiredo no vídeo. Segundo ele, só para baixar o aplicativo falso – hospedado em um site chamado “semtaxa.fun" –, os usuários devem pagar uma taxa de R$ 97.
@gugafigueired0 ?????? ENGAJE NESSE VÍDEO / VAMOS JUNTOS ACABAR COM A VIDA FÁCIL DESSA GALERA ??????
? som original - Guga Figueiredo
Shein responde
Nas redes sociais, a gigante da fast fashion confirmou que o aplicativo é falso e reforçou que toda a comunicação da empresa é feita por meio dos canais oficiais. “O conteúdo em questão se trata de um site fraudulento usando o nome da SHEIN para enganar usuários e propagar fake news sem a autorização. Reforçamos que informações sobre nossa empresa serão sempre divulgadas nos nossos canais oficiais nas redes sociais”, disse a empresa chinesa em comunicado.
Categorias