Com a expansão do e-commerce e dos meios de pagamentos digitais, os golpes na internet têm se tornado cada vez mais comuns. Além de trazer prejuízos financeiros, muitos deles também colocam em risco informações pessoais das vítimas, podendo trazer ainda mais problemas futuros.
No entanto, por seguirem um mesmo padrão, é possível identificar grande parte dos golpes presentes em sites como o OLX e Mercado Livre. E para ajudar nossos leitores, o TecMundo preparou um guia completo mostrando algumas características em comum desses anúncios falsos. Confira abaixo!
Como identificar um anúncio falso?
1. Não acredite em preços abaixo da média
Antes de fechar a compra analise os preços e desconfie caso, a oferta esteja muito abaixo do valor de mercado.Fonte: Getty Images
Uma das grandes estratégias que sites fraudulentos utilizam para atrair vítimas é colocando os preços dos produtos abaixo de outros sites da internet. Como exemplo, dificilmente um anúncio do iPhone 14 por R$ 2.000 será verdadeiro, uma vez que o preço do produto no momento está acima dos R$ 5.000 em todas as outras lojas online.
No entanto, nem sempre os anúncios falsos podem aparecer com uma promoção tão vantajosa, às vezes a diferença de preço pode variar apenas algumas dezenas em relação ao valor real do item.
2. Verifique as avaliações ou comentários
Sempre leia a seção de comentários para conhecer a reputação do vendendo.Fonte: Getty Images
A maioria dos sites de e-commerce possuem um espaço exclusivo para que os consumidores façam uma avaliação do produto e comentem sua experiência de compra na loja. No entanto, diversas páginas falsas não possuem essa características, deixando o consumidor na dúvida se deve ou não realizar a compra.
Por esse motivo, recomendamos fechar negócios apenas com sites que disponibilizam a experiência de compra de outras pessoas, principalmente aqueles em que é possível encontrar um grande número de avaliações.
3. Não faça pagamentos antecipados
Para não cair em golpes, não faça pagamentos antecipados.Fonte: Getty Images
Sites como OLX e páginas como o Facebook Marketplace permitem que qualquer usuário venda um produto na plataforma. E em muitas dessas ocasiões, compramos itens de pessoas da mesma cidade, como móveis, roupas e eletrodomésticos usados. Nesse caso, o TecMundo recomenda nunca fazer pagamentos antecipados para não cair em golpes.
Sempre que possível, procure encontrar o vendedor em lugares públicos e realizar o pagamento apenas após ter visualizado e testado o produto. Além disso, se a plataforma de compra disponibilizar uma opção de pagamento pelo próprio site, também pode ser interessante utilizá-la para fazer a transação.
Veja também: Pix: 22% dos brasileiros já sofreram golpes com o meio de pagamento
4. Preste atenção nos erros de português
Leia com atenção o anúncio.Fonte: Getty Images
Outro grande ponto em comum dos sites falsos é que muitos deles estão cheios de erros de português. Certamente, os anúncios em sites de grandes empresas passam por uma revisão ortográfica antes de serem publicados, já que isso pode descredibilizar a empresa.
Por esse motivo, caso você se depare com um anúncio que possua diversos erros de português, as chances dele ser falso são grandes.
5. Confira a listagem do Procon
Pesquise a reputação da empresa no Procon.Fonte: Getty Images
Se mesmo com todos esses pontos você ainda está na dúvida se um determinado site é ou não falso, recomendamos checar se ele se encontra na lista do Procon de páginas fraudulentas. A listagem é atualizada de forma constante e apresenta sites que receberam reclamações recentes de diversos consumidores.
Veja também: TikTok Pay funciona ou é golpe? Saiba tudo sobre o app
Saiba como denunciar um anúncio falso
Se você identificou um anúncio falso, é interessante fazer uma denuncia para que ele seja localizado com mais facilidade e saia do ar. Se ele estiver em sites de comércio eletrônico, como o OLX e Mercado Livre, é possível fazer a denúncia na própria página, bastando clicar sobre o anúncio e depois em "denunciar".
No entanto, se você encontrou um site falso e deseja que ele seja retirado do ar, a melhor forma de realizar a denúncia é a partir do site Consumidor.gov.br. Na página, é preciso apenas fazer o login com a conta do Gov.br e selecionar "Registrar reclamação".
Em seguida, o usuário deve relatar todos os indícios que mostram que o site é falso e aguardar por uma resposta da página. A plataforma pertence ao poder público e é um serviço de defesa ao consumidor.
Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!
Categorias