A interrupção temporária no funcionamento do ChatGPT, na segunda-feira (20), foi causada por um bug na biblioteca de código aberto da plataforma, conforme revelou a OpenAI nesta sexta-feira (24). O problema também levou à exposição de dados de uma pequena base de assinantes da versão paga da ferramenta de inteligência artificial (IA).
Conforme a desenvolvedora do chatbot, a falha permitia a visualização do histórico de conversas com a IA realizadas por outras pessoas. Não demorou para que os relatos sobre o erro fossem parar nas redes sociais, resultando na desativação momentânea do robô virtual.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Inicialmente, a empresa acreditava que apenas as conversas de terceiros haviam sido acessadas indevidamente. Mas uma investigação mais detalhada mostrou que os dados de 1,2% dos assinantes do ChatGPT Plus também ficaram expostos, incluindo nome completo, endereço de e-mail e informações de pagamento.
O bug, já corrigido pela OpenAI, deixou o ChatGPT fora do ar temporariamente no início da semana.Fonte: Getty Images/Reprodução
Quanto aos dados de pagamento vazados, a OpenAI diz que apenas os quatro últimos digitos do cartão cadastrado pelo usuário e a data de validade do documento podiam ser visualizados. “Os números completos do cartão de crédito não foram expostos em nenhum momento”, confirmou a responsável pelo ChatGPT.
Número de afetados pode ser baixo
Em comunicado, a startup, atualmente uma das mais valiosas dos Estados Unidos, disse que o número de usuários cujos dados foram realmente visualizados por outros provavelmente é “extremamente baixo”. É que para ter acesso às informações, o sistema exigia algumas condições específicas.
Uma delas era abrir um e-mail de confirmação de inscrição enviado pelo ChatGPT para usuários errados, em um intervalo de nove horas ao longo da segunda-feira. A outra era acessar as configurações da plataforma, abrindo o menu “Minha conta” e depois indo à opção “Gerenciar minha assinatura”, no mesmo intervalo de tempo.
A OpenAI comentou ainda que o mesmo bug que levou ao vazamento de dados no ChatGPT, já corrigido, pode ter acontecido anteriormente, embora não haja casos confirmados até o momento. Por fim, a empresa revelou ter entrado em contato com os usuários afetados, informando sobre a possibilidade de que as suas informações tenham sido expostas.
Fontes
Categorias