Pix: 22% dos brasileiros já sofreram golpes com o meio de pagamento

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Divulgada no Dia do Consumidor, 15 de março, a pesquisa “Como os golpes de pagamento em tempo real afetam os consumidores” – realizada pela empresa de análises FICO – mostra a consolidação do PIX como o principal instrumento de transferência de fundos entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa, 97% dos entrevistados já enviaram ou receberam um Pix e 93% aumentarão o uso da modalidade.

Por outro lado, os altos níveis de confiança contrastam com uma elevação de fraudes e golpes no meio de pagamento. Os dados da investigação mostram que dois terços dos brasileiros têm um amigo ou familiar que já foi vítima de algum golpe envolvendo o Pix. Uma proporção parecida de entrevistados (63%) já recebeu algum tipo de abordagem suspeita, e 11% optaram por enviar o Pix, mesmo sabendo dos riscos.

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Com perdas que variam entre R$ 250 (46% dos casos) a R$ 5 mil (5%), 22% dos respondentes já sofreram algum tipo de golpe, pagando por investimentos, bens ou serviços que jamais foram entregues. Desse público, somente 27% decidiram comunicar a fraude ao banco.

O que pensam os usuários do Pix?

65% dos brasileiros tem um amigo ou parente que já sofreu golpe do Pix.65% dos brasileiros tem um amigo ou parente que já sofreu golpe do Pix.Fonte:  GettyImages 

De acordo com o diretor de Plataforma da Fico América Latina, Ricardo Ribeiro, os consumidores brasileiros aceitam a sua cota de responsabilidade no sucesso dos golpes em tempo real, mas também consideram as instituições financeiras "potencialmente responsáveis" pela transferência do seu dinheiro para um golpista.

Nesse sentido, 35% responderam na pesquisa que os bancos não realizam campanhas educacionais suficientes para orientar o cliente, enquanto o percentual dos que acreditam que os sistemas antifraudes deveriam ser prioritários para os bancos chegou a 79%, coincidentemente o mesmo número de consumidores que ficariam satisfeitos se a identificação precoce da fraude fosse feita, e impedida pelo banco.

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