Os aplicativos de cofre, também conhecidos como vault apps, estão ganhando popularidade entre crianças e jovens como uma forma de burlar o controle dos pais em seus celulares e tablets. Essas ferramentas escondem fotos, arquivos e até outros apps atrás de uma aparência inocente, como uma calculadora.
Ao utilizar o smartphone, seja ele iOS ou Android, o aparelho oferece funcionalidades normais. No entanto, se o usuário digita um código secreto, o "cofre" dá lugar a uma área de trabalho oculta com outros conteúdos que estavam escondidos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Algumas das soluções que transformam apps em calculadoras podem ser maliciosasFonte: Xataka
Desta forma, as crianças e jovens podem usar, de forma secreta, aplicativos proibidos pelos pais, como TikTok ou navegadores para acessar conteúdo adulto. Esses apps podem esconder malwares, além de representar um risco a menores de idade, pois estão expostos aos perigos da Internet sem supervisão ou controles parentais.
Como proteger seus filhos na internet
Os pais devem permanecer atentos e conhecer as tendências e ferramentas antigas utilizadas por seus filhos no uso de seus dispositivos móveis. Os aplicativos de cofre, por exemplo, existem desde 2015, mas se tornou viral recentemente por conta de vídeos divulgados nas redes sociais.
Crianças não devem usar o celular sem supervisão dos pais ou responsáveis. (Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages
Para detectar se esse recurso está instalado no celular, pode-se verificar quanto espaço estão ocupando no dispositivo móvel. Um aplicativo de calculadora não ultrapassa um megabyte, enquanto que os vault apps são mais pesados e ultrapassam facilmente centenas de megas.
Além disso, os pais devem tomar medidas para proteger seus filhos no uso de dispositivos móveis, como estabelecer limites de tempo e bloquear o acesso a conteúdos impróprios.
Fontes