Depois de usar o Dia Internacional da Mulher como isca, cibercriminosos agora estão tentando aproveitar o interesse dos fãs pelo Oscar 2023 para roubar dados e dinheiro das vítimas em um novo golpe online, conforme alerta divulgado pela Kaspersky nesta quarta-feira (8). A fraude inclui sites falsos que estariam transmitindo os filmes indicados à premiação.
Conforme o relatório, estas páginas falsas criadas pelos cibercriminosos atraem as vítimas que procuram pelos filmes indicados na internet. Ao entrar nelas, o alvo é induzido a fornecer seus dados e pagar uma pequena taxa de assinatura para acessar o suposto streaming e assistir às produções.
Mas uma vez que as informações são cadastradas, os golpistas passam a utilizá-las para fazer cobranças recorrentes, em intervalos iguais, ou tentativas de invasão de contas bancárias para pequenas retiradas diárias. Caso as transações não autorizadas passem despercebidas pela vítima, ela pode ter um grande prejuízo financeiro.
Exemplo de site fraudulento usado para atrair a atenção dos cinéfilos.Fonte: Kaspersky/Reprodução
Golpe semelhante ocorreu na aguardada estreia da sequência de Avatar. O esquema também usou sites falsos para atrair vítimas interessadas em ver ou baixar o longa, além de distribuir supostos brindes que exigiam uma “taxa de comissão” para serem enviados, resultando no roubo de dados e dinheiro.
Cuidados para não se tornar vítima
Para não cair no golpe do Oscar 2023, é recomendado evitar clicar em links desconhecidos, principalmente se ofertarem algum tipo de brinde, desconto ou outra vantagem. Além disso, verifique a autenticidade de um site antes de fornecer qualquer dado pessoal a ele.
Assistir ou baixar filmes apenas em sites e plataformas oficiais, digitando a URL desses serviços na barra de endereço, e prestar atenção às datas de disponibilidade das produções nos cinemas e no streaming são outras dicas interessantes. Também é importante usar alguma ferramenta de segurança em seu dispositivo.
Fontes
Categorias