Desde que foi criado pela empresa OpenAI, a ferramenta ChatGPT, uma inteligência artificial que conversa com seus usuários de maneira natural, tem causado comentários e reações mistas. Enquanto alguns apontam o modelo como o futuro da internet, outros têm notado que o recurso apresenta algumas falhas que podem ser utilizadas de maneiras perigosas.
Pesquisadores de cibersegurança da Check Point Research (CPR), por exemplo, perceberam que o ChatGPT estaria sendo usado por criminosos digitais para aperfeiçoar — e até construir do zero — malwares e ransomwares, vírus que danificam sistemas e roubam dados de vítimas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O ChatGPT é apontado como uma das tecnologias mais inovadoras no campo de IA, porém, poderia ser utilizada para o mal.Fonte: OpenAI/Reprodução
O time responsável pelo relatório afirmou que encontrou postagens em fóruns hacker clandestinos nas quais cibercriminosos discutem maneiras de construir malwares com a ajuda do ChatGPT. Isso incluiria os chamados infostealers (malwares que roubam informações das vítimas), ferramentas de criptogafia, entre outras opções maliciosas.
Nesse sentido, as publicações também dizem que a IA seria fácil de manusear, ou seja, ajudaria até hackers não muito experientes a cometer delitos.
Suporte ilegal
Além disso, o estudo da CPR também mostra que alguns hackers estariam utilizando o ChatGPT como um software de suporte para operações ilegais. Em um dos posts, um criminoso teria revelado que criou um marketplace com a ajuda da ferramenta da OpenAI no qual outros hackers podem trocar itens roubados, como dados sigilosos, armas e até drogas. Os pagamentos na plataforma seriam feitos através de criptomoedas.
"Cibercriminosos estão achando o ChatGPT bem atrativo. Recentemente, estamos vendo evidências de que hackers estão o utilizando para criar códigos maliciosos", alertou Sergey Shykevich, chefe do time de Threat Intelligence da Check Point.
"O ChatGPT tem potencial para acelerar os processos dos hackers ao dar eles um bom ponto de partida. Assim como o ChatGPT pode ser usado para o bem, para ajudar desenvolvedores com seus códigos, ele também pode ser usado para propósitos maliciosos. Apesar de termos analisados ferramentas bem básicas nesse relatório, é só uma questão de tempo até que ameaças mais sofisticadas apareçam utilizando ferramentas de IA", disse Shykevich.
Fontes
Categorias